TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre disciplina "Modelos de gestão"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre disciplina "Modelos de gestão". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  Ensaio  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 5

1. Explique como Jean Jaques Russeau, concebe a relação das pessoas com o Estado com relação ao “Contrato Social”?

O homem perde, segundo o Contrato Social, a liberdade natural ou “o direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcançar”, e ganha a liberdade civil “e a propriedade de tudo que possui

2. Quais são as quatro tarefas básicas em que consiste o método cartesiano?

Verificar Analisar Sintetizar, Enumerar

3. Em que se caracteriza o Estado de natureza defendido por thomas hobbes?

Estado onde o homem disputa de todas as coisas por direito natural e absoluto

4. Em que consiste o princípio de “Tempo Padrão” defendido por Taylor?trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Talvez, surge aí, isso segundo o meu entendimento, também asrelações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.

5.

6. Qual a fundamentação defendida por Taylor, para sustentação da sua teoria da divisão do trabalho e especialização dos operários?

Se tratar o operário com educação, dando lhe premiações ele terá um maior desenvolvimento e produtividade.

7. Em que consiste o método da “Padronização” defendido por Taylor?

Padronizar e classificar, de forma prática e simples, utensílios, equipamentos, matérias, bem como métodos e processos de trabalho a serem utilizados, de formar a tornar fácil o seu trato e o seu uso

8. Qual era a posição de Taylor relativamente a “treinamento e desenvolvimento de pessoal”?

Oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.

9. Quais são as bases da aplicação de administração cientifica preconizada por Taylor?faz uso daexploração dos funcionários em prol dos interesses particulares das empresas.

10.

11. Fale sobre os 3 principios adotados por henry ford para a implementação do seu modelo de administração.

Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

Princípio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.

Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

12.

13. Em que consistia a “linha de produção” defendida ford e qual era o beneficio que ela gerava, no entender de ford para o atingimento das suas metas?

Os veículos eram montados em esteiras rolantes que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção.

14.

15. Quais são as funções que compõem o processo administrativo segundo fayol? Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar Comanda (POCC)

16. Em que consiste a teoria burocrática de max weber?

A burocracia é aorganização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisadetalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas

17.

18. Fale sobre o caráter legal das normas e regulamentos no entender de max weber.

As normas e regulamentos são legais porque conferem às pessoas investidasda autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivoscapazes de impor a disciplina

19. Fale sobre o caráter formal das comunicações segundo max weber.

todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas. A burocracia lança mão de rotinas e de formulários para facilitar as comunicações e para rotinizar o preenchimento de sua formalização.

20. Fale sobre o caráter racional e de divisão de trabalho segundo max weber.

Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias. Cada participante passa a ter o seu cargo específico, as suas funções específicas e a sua específica esfera de competência e de responsabilidade. Cada participante deve saber qual a sua tarefa, qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais são os [imites de sua tarefa, direito e poder, para não ultrapassar esses [imites, não interferir na competência alheia nem prejudicar a estrutura existente.

21. Fale sobre a impessoalidade nas relações segundo max weber.

O poder de cada pessoa é impessoal e deriva docargo que ocupa. Também a obediência prestada pelo subordinado ao superior éimpessoal. Ele obedece ao superior, não em consideração à sua pessoa, mas ao cargo queo superior ocupa.

22. Fale sobre a hierarquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com