TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a disciplina de "Economia"

Ensaio: Respostas a perguntas sobre a disciplina de "Economia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Ensaio  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Economia GEX Unidade I

• Economia

Ao analisar as características (marca, exigências, regras contratuais entre outras) de uma determinada Franquia as questões primordiais para efetivar o negócio estavam concentradas em:

I. Qual o melhor local para a instalação de uma unidade dessa franquia?

II. Como compor o quadro de funcionários para atender à essas funções que serão desempenhadas pelos trabalhadores contratados?

III. Qual será o montante de capital/dinheiro para investimento nesse negócio?

Em economia essas três questões estão relacionadas aos três fatores de produção necessários à produção de um determinado bem (produto ou serviço). Considerando às questões quanto à decisão sobre a franquia e comparando-as aos fatores de produção necessários para a produção de qualquer bem (em economia) é possível afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Os fatores de produção são: terra, trabalho e capital; respectivamente.

Resposta Correta: d.

Os fatores de produção são: terra, trabalho e capital; respectivamente.

Feedback da resposta: As demais alternativas não apresentam os fatores produtivos que em economia estão classificados em: terra, trabalho e capital. Não é possível associar, respectivamente, localização/local de instalação da loja com: tensão empresarial, planejamento, plano de ação nem trabalho porque representam aspectos situacionais diferenciados.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A escassez de recursos faz com que a capacidade produtiva de uma economia tenha limites e por isso é necessário tomar a decisão (escolha), de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B. Essa é explicação conceitual da Curva de Possibilidade de Produção (CPP) que oferece ao empresário informações sobre a sua real capacidade produtiva, considerando uma análise de curto prazo e considerando as decisões tomadas no passado. Diante desse contexto explicativo e após observar o gráfico abaixo que ilustra 3 possibilidade de produção assinale a alternativa que oferece a afirmação correta.

Resposta

Resposta Selecionada: e.

A empresa poderá produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que é um ponto de produção no qual há subutilização dos recursos produtivos.

Resposta Correta: e.

A empresa poderá produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que é um ponto de produção no qual há subutilização dos recursos produtivos.

Feedback da resposta: Os pontos que demonstram possibilidade de produção para camisolas e pijamas estão ao longo da curva CPP. Esses são os pontos possíveis de produção dado o conceito apresentado no enunciado da questão. O ponto H, mesmo sendo um ponto no qual a redução da quantidade produzida de cada produto (camisola e pijamas) implica em subutilização dos recursos produtivos é um ponto possível de produção. O único ponto, no gráfico analisado, que apresenta quantidades impossíveis de produção para cada produto é o ponto G.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um empresário na busca por produzir um produto ou prestar um serviço necessita refletir sobre sua idéia produtiva com o objetivo de encontrar um segmento de negócio que seja rentável. Em economia, essa reflexão tem como diretriz as questões centrais como:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir?

Resposta Correta: c.

O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir?

Feedback da resposta: O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir? São questões centrais da economia e estão presente em todas as decisões empresariais. A resposta à essas questões de forma eficaz e eficiente em busca de retornos sempre acima da média fazem com que o risco de um negócio seja reduzido e os lucros elevados.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

O economista Rizzieri (2005) esclarece que “bem é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana”, portanto o bem (produto ou serviço) é um elemento central no estudo sobre a economia. A busca por entender as características dos possíveis tipos de bens existentes na economia passou a ser campo de estudo dos economistas. Esses estudos conduzem à classificação dos bens em: livres, econômicos, de consumo e de capital. Partindo dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com