TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a disciplina de "Economia"

Ensaio: Respostas a perguntas sobre a disciplina de "Economia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Ensaio  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  3.407 Visualizações

Página 1 de 9

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Resp. Os recursos de produção são limitados enquanto que a necessidade da sociedade é ilimitada, com isso ocorre a escassez desses recursos.

Assim, surgem os problemas econômicos fundamentais: o quê, quanto, como e para quem produzir.

Desta forma, a sociedade deve se organizar de forma a buscar soluções para esses problemas e atender as necessidades da população.

2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

Resp. A Curva de possibilidade de produção mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, ilustrando como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade.

É através da curva de possibilidade de produção que podemos saber se os recursos empregados estão sendo usados totalmente, quantos recursos ainda preciso para atingir meus objetivos, dentre outro fatores, podemos observar principalmente se o país está crescendo.

3. O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Resp. Na maioria das análises de fatores, a economia não trabalha com juízos de valor e sim de realidade, ou seja, a economia realiza a análise do que é. Por exemplo, se aumenta o preço dos automóveis, então a compra de veículos diminuirá, referido conceito trata-se de um argumento positivo.

O argumento normativo, ao contrário do positivo, envolve juízo de valor, pois a Economia trata de comportamentos das pessoas e esse interfere na analise de um fator. A exemplo, o preço dos automóveis não deveria subir, ao contrário deveria diminuir, expressa um juízo de valor, ou seja, algo que deveria ser.

Combinando os argumentos positivos com os argumentos normativos podemos conseguir atingir vários objetivos e conhecer quais dificuldades poderão impedir de alcançá-los.

Assim, se quero aumentar a quantidade de empregos na área da medicina é um argumento normativo, porém, se aumentar repentinamente a quantidade de oferta de empregos não possuirei recursos suficientes para arcar com essas despesas, sendo este um argumento positivo, na qual devo aumentar a quantidade de vagas em proporção aos recursos possuídos.

4. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

Resp. A Matemática e a Estatística são instrumentos, ferramentas de analise necessárias para testar as proposições teóricas com os dados da realidade.

A Economia não é uma ciência exata, mas probabilística, assim, recorre a Estatística para prever até que ponto seus conceitos acontecerão na realidade.

A Matemática permite analises econômicas na forma de modelos analíticos.

CAPÍTULO 2

QUESTÕES

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Resp. O Mercantilismo é a 1ª escola economia voltada para a acumulação de riquezas de uma nação, sendo esta chamada atualmente de globalização.

Os mercantilistas observavam o comercio exterior de forma este a produzir riquezas para uma nação.

2. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

Resp. David Ricardo foi o autor da teoria das vantagens comparativas analisando o comércio internacional e respondendo as questões porque as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados.

3. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

Resp. A lei de Say consistia no conceito da oferta cria sua própria procura sem intervenção do estado enquanto que o princípio Keynesiano destaca o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de empregados privilegiando um acentuado grau de intervenção do Estado.

4. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.

Resp. Monetaristas: Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalitstas: Recomendam o uso de políticas ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-keunesianos: Enfatizam o papel da especulação financeira e, como Keynes, defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

Marxistas: Desenvolvem uma teoria do valor-trabalho. Eles explicam que a evolução das classes sociais se deve em face da apropriação do excedente produtivo - mais valia, ou seja, todo valor que excede a força de trabalho (exemplos lucros, juros, alugueis).

Institucionalistas: Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influencias das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico, dirigem suas criticas ao alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua analise as instituições sociais.

CAPITULO 3

QUESTÕES

1. O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, tem por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei n 8.884/94 tem essa finalidade?

Resp. Devido ao objetivo principal das empresas que é a maximização de lucros, as mesmas reagem muitas vezes de forma abusiva, violam a essência competitiva do mercado, exatamente para controlar a atitude dessas empresas, é que foi criada a Lei nº 8.884/94.

2. O que vem a ser lei antitruste?

Resp. A lei antitruste foi criada em 1994 e tem por finalidade controlar os lucros de monopólios e oligopólios, regulamentando os acordos de união e cooperação entre as empresas. Esta lei também julga os “atos de cooperação” quando a junção representa mais de 20% do mercado.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE baseia suas decisões nesta lei.

Qual órgão tem a competência para executar a política monetária, de crédito, cambial e de comercio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com