TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões gerenciais

Ensaio: Respostas às questões gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Ensaio  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração?

Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela realização de planos que integram e coordenam suas atividades.

Planejamento é importante por que possibilita tomar decisões antecipadamente, e procura sempre maximizar o desempenho e minimizar as deficiências.

2) Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações?

As principais críticas ao planejamento formal nas organizações são: A falta de dinamismo quando se tem um planejamento mais rígido. O planejamento parte de uma idéia de que o futuro é previsível, idéia essa que pode não se confirmar. Ao planejar objetivos e meios para alcançá-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio de punição, sigam um rumo preestabelecido. O planejamento formal inibe a criatividade e a inovação. O planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional.

3) Diferencie os planos de nível estratégico, tático e operacional.

O Planejamento Estratégico é definido no nível Institucional, é genérico e sintético. Trabalha com longos prazos, aborda a organização como um todo.

O planejamento Tático é definido no nível Intermediário, é menos genérico e mais detalhado. Trabalha com médio prazo e aborda cada unidade organizacional em separado.

O Planejamento Operacional é definido no nível Operacional ou de Supervisão e trabalha no curto prazo.

4) Quais são as etapas do processo de administração estratégica? Explique-as.

Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente:

O processo de administração estratégica inicia-se juntamente com a análise do ambiente, com o objetivo de monitorar o ambiente organizacional visando a identificação dos riscos e das oportunidades presentes e futuras. Mediante a isso, esse ambiente acaba por fim com todos os fatores, internos e externos á organização, que influencia diretamente no progresso adquirido por intermédio da realização desses objetivos organizacionais. Os administradores devem entender o objetivo da analise do ambiente, reconhecer os diversos níveis que existem no ambiente da organização e compreender as normas e recomendações ao realizar uma analise do ambiente.

Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional

O estabelecimento de uma diretriz organizacional ou a determinação da meta organizacional, inicia-se na segunda etapa do processo de administração estratégica. Nesse processo, existem dois indicadores de direção que os quais uma organização é levada: os objetivos organizacionais e a missão. A missão organizacional exerce a finalidade de uma razão em comum á sua existência. Os objetivos estabelecem as metas das organizações. Existem outros dois tipos de indicadores de direção que atualmente as organizações estabelecem: a visão, o que as organizações esperam em ser, se tornar e os valores que diferencia das demais organizações.

Etapa 3 - Formulação de uma estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com