TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A utilização da contabilidade de custo na formação do preço de venda

Por:   •  29/2/2016  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: A utilização da contabilidade de custo na formação do preço de venda

Este artigo tem como objetivo descrever métodos de fixação de preços de venda e demonstrar para as empresas de nova mutum a importância da utilização da contabilidade de custos na formação do preço de venda de produtos ou prestação de serviços, para assim manter a permanência no mercado que hoje é muito competitivo. As ferramentas ajudam as empresas na formação de preços, achar o seu ponto de maior lucratividade e também a registrar e controlar fornecendo dados para análise de tomada de decisões de curto e longo prazo.

Contabilidade de custos: na visão de vários autores pode-se observar que a contabilidade de custos tem como principal objetivo identificar, mensurar e informar dados para definir o custo dos produtos e serviços vendidos. Outro objetivo é controlar os estoques de matéria prima da empresa e gerar informações para tomada de decisões.

Custos: é vital para saber se o produto é rentável e se é possível minimizar seus gastos na produção.

Na visão de vários autores custo são gastos relativos á bem ou serviço utilizado na produção ou prestação de serviços.

Razões para se implementar um sistema de custos: é um sistema q pode funcionar como base sólida e transparente para tomada de decisões. Como os relatórios gerados servem como instrumento de apoio para elaboração das demonstrações contábeis, controle de custos de produção, fixação do preço de vendas, etc.

Classificação dos custos: de acordo com alguns autores custos podem ser classificados em fixos e variáveis ou em diretos e indiretos ao mesmo tempo. São atividades repetitivas e correntes. Outros tipos são levados ou estabelecidos à medida que a administração necessita deles.

Principais tipos de custos:

Custo direto: é aquele diretamente identificado e associado ao produto, não necessita de rateio. Ex: matéria prima, embalagens, mão de obras direta. Deve ser identificado diretamente em cada unidade vendida.

Custo indireto: é aquele que não é possível associação direta ao produto. É necessário rateio para sua locação. Ex: depreciação, mão de obra indireta, aluguel, etc.

Custo fixo: são custos que não se modificam em razão de crescimento ou retração de produção. Ex: aluguel, folha de pagamento da administração, etc.

Custo variável: é aquele que aumenta e diminui proporcionalmente com a quantidade de produção. Ex: Variação no custo total da mercadoria em razão das oscilações da quantidade vendida, ICMS de venda, PIS/COFINS, etc.

Métodos de custeio: são métodos de apropriação de custos. Surgiram em decorrência do aumento do tamanho e complexibilidade das empresas com a necessidade de estabelecer preços para concorrer com o mercado.

Custeio por absorção: é o sistema que classifica os custos em diretos e indiretos de acordo com a sua possibilidade de serem apropriados aos produtos. Ele considera que todos os custos de produção são alocados ao produto e desconsidera gastos ocorridos fora da produção(venda, administração,...).

Custeio variável ou direto: é o processo em que são atribuídos os custos variáveis de materiais, mão de obra e custos diretos de fabricação. Usados na produção de produtos ou no desempenho de um serviço. Já os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com