TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Desmatamento da amazonia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Iago Guirguis Kleis

Disciplina: Meio Ambiente (EAD)
Professora: Ana Carolina de Moraes

TEMA: Desmatamento da Amazônia brasileira

O desmatamento altera os ciclos de água e de energia, induzindo um aumento na temperatura do ar e diminuição nas precipitações, podendo reduzir a quantidade de vapor d’água exportada para outras regiões. A fragmentação das áreas florestais diminui o número de hábitats disponíveis para as espécies biológicas.

Resumo: O tema desmatamento da Amazônia brasileira é de grande importância não só para o Brasil, mas sim para o mundo inteiro, visto que a Amazônia é a maior floresta tropical do globo terrestre. As alterações no seu bioma natural podem causar danos irreparáveis para o mundo todo e principalmente para o território Brasileiro.

Conforme relata o Greenpeace (2014), as taxas anuais de desmatamento na Amazônia brasileira, que haviam caído nos últimos anos, aumentaram 28% entre agosto de 2012 e julho de 2013. A exploração predatória e ilegal de madeira continua a ser um enorme problema na região, e tem como principal consequência à degradação florestal, que é o primeiro passo para o desmatamento. Portanto com o aumento do desmatamento acaba afetando diretamente toda fauna e flora do local onde ocorrem o desmatamento, assim cada vez mais diminuindo as espécies biológicas, e com isso, acaba interferindo em toda uma cadeia, e nessa cadeia está incluso também os seres humanos, representado pelo povoado local. Conforme o Greenpeace (2014), além de garantir a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia e medicamentos, a Amazônia tem uma relevância que vai além de suas fronteiras. Ela é fundamental no equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Sua imensa cobertura vegetal estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. A cada árvore que cai, uma parcela dessa conta vai para os céus.

Portanto para que o ideal se concretize, é necessário que a população mundial se una em combate ao desmatamento da maior floresta tropical do planeta, visto que a alteração no equilíbrio da Amazônia brasileira afeta diretamente as condições do planeta. Para isso, necessita-se leis de preservação mais severas, visando o desmatamento zero da região, afim de proteger todo o bioma do local.

REFERENCIAS:


GREENPEACE / RODRIGO BALEIA (Brasil).
Fascínio e destruição. 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com