TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Mercado de Capitais

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Econômica

Ações que envolvem a produção, distribuição e consumo de bens e serviços dentro de uma sociedade.

Questões fundamentais para Economia

O que produzir?  Como produzir? Quando produzir? Onde produzir?  Para quem produzir?

Agentes Econômicos

Famílias, Empresas (unid. Produtoras), Governo, Setor externo (outros países)

Bens e Serviços

De capital (utilizados na fabricação de outros bens), de consumo (satisfaz nec. Humanas), Intermediários (bens que sofrem novas transformações para se tornarem bens de consumo)

[pic 1][pic 2]

Poupança

As sociedades que têm economia em equilíbrio, a renda não é consumida integralmente e essa parte não consumida chama-se poupança, é estimulada por ocorrência de taxas de juros elevadas e expectativas negativas quanto a rendimentos futuros.[pic 3]

[pic 4]

Escambo: Caracteriza-se pela troca direta, sem intervenção de um instrumento monetário.[pic 5]

Moeda: pode ser conceituada como um conjunto de ativos financeiros de uma economia que os agentes utilizam em suas transações. Benefícios da moeda: Aumento do grau de especialização, Redução do tempo gasto nas transações, Eliminação da necessidade de coincidência de desejos.

Qualidades da Moeda: Indestrutibilidade, inalterabilidade, homogeneidade, divisibilidade, transferibilidade, facilidade de manuseio.

Papéis da Moeda: Meio de pagamento, reserva de valor, unidade-padrão de conta, intermediária de trocas entre os agentes

O Lastro da Moeda: -Padrão ouro (1816-1933) – autoridade monetária central para regulamentação                                  - Bretton Woods (1944-1973) - cada país adotava uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um valor indexado ao dólar, o qual era indexado por ouro.                                                                     -Resultante de um conjunto de variáveis – como por exemplo as reservas cambiais

Intermediação Financeira: atividade que tem a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades dos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com o mínimo de riscos.

Requisitos da Intermediação Financeira: Superação do Escambo, Existência da Moeda, Excedente Financeiro, Bases institucionais para o funcionamento do mercado, Agentes interessados.

Quais fatores contribuem para a existência da intermediação financeira?: Assimetria informacional entre deficitários e excedentários, Falta de garantia, Volume de necessidades de capital, Prazo, Liquidez de quem empresta

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Políticas Econômicas

O Estado exerce sua atividade mediante uma série de medidas conhecidas como políticas econômicas que tem como objetivo: promover o desenvolvimento econômico, buscar o pleno emprego e sua estabilidade, equilibrar as transações econômicas com o exterior, controlar a inflação, promover a distribuição das riquezas e da renda.

As principais políticas econômicas utilizadas pelo Estado são: Política Monetária, Política Fiscal, Política Cambial.

Os instrumentos das políticas econômicas são mais eficientes quando aplicados em mercados financeiros mais desenvolvidos. Em mercados menos evoluídos, cuja pequena dimensão e alta concentração de riqueza limitam os efeitos desses instrumentos econômicos, o governo costuma promover maior intervenção no mercado, por meio, principalmente, da fixação das taxas de juros, controle direto do crédito e subsídios ao setor produtivo.

CONCEITOS BÁSICOS:

Base Monetária: resultado do montante de papel-moeda em poder do público, incluindo os depósitos a vista, encaixes mantidos por bancos comerciais e reservas compulsórias mantidas pelo Banco Central.

Inflação: Aumento generalizado dos preços na economia em determinado período.

Deflação: Queda generalizada do nível dos preços em uma economia em certo período.

Conceito de Política Monetária: o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantam a liquidez adequada para cada momento econômico específico, atua com ênfase nos meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros influenciando no custo e oferta de crédito no mercado.

• Política monetária expansionista: ocorre quando é elevado a liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados e levando, em consequência, os meios de pagamentos. Essa situação é geralmente adotada em momentos de retração do nível da economia.

•Política monetária restritiva: ocorre quando as autoridades monetárias promovem reduções dos

meios de pagamento da economia, retraindo o consumo e o investimento. As medidas restritivas são tomadas sempre que o crescimento da demanda e dos investimentos empresariais se situarem acima da capacidade de oferta da moeda da economia, visando anular os efeitos de um hiato inflacionário.

*A política monetária geralmente é executada pelo Banco Central de cada país, no caso brasileiro, pelo Banco Central do Brasil (BACEN)

 Conceito de Política Fiscal:  é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica, sendo geralmente utilizada para neutralizar as tendências à depressão e à inflação. Por intermédio da política fiscal o Estado busca equilibrar a arrecadação tributária frente às suas despesas com o alcance de determinados objetivos macroeconômicos e sociais.

* É importante que as políticas fiscal e monetária sejam estabelecidas de forma complementar.

Conceito de Política Cambial: Consiste na gestão das taxas de câmbio promovendo modificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (958.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com