TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Nr08, 18, 21 e 25

Por:   •  4/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

NR 8 – Edificações

Esta norma define os parâmetros para as edificações, observando-se a proteção contra a chuva, insolação excessiva ou falta de insolação, enfim,  busca estabelecer condições do conforto nos locais de trabalho.

É importante também no tange o assunto, observar as legislações pertinentes nos níveis federal, estadual e municipal.

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Destina a regulamentar o elenco de providências a serem executadas, em função do cronograma de uma obra, levando-se em conta os riscos de acidentes e doenças do trabalho e as suas respectivas medidas de segurança.

É sem dúvidas uma das legislações mais completas de todas as 35 que vigoram atualmente.

NR 21 – Trabalho a céu aberto

Define o tipo de proteção que deve ser fornecida pela empresa aos trabalhadores que trabalham sem abrigo contra intempéries (insolação, condições sanitárias, água etc.).

NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais do Trabalho

Todo estabelecimento deve atender as denominações desta norma. Ele busca adequar banheiros, vestiários, refeitórios, alojamentos e outras questões de conforto.

Cabe a CIPA e/ou ao SESMT (onde houver), a observância e cumprimento desta norma. É importante observar também, se nas Convenções Coletivas de Trabalho de sua categoria existe algum item sobre o assunto.

Essas normas tem uma correlação a obras em construções civis, tanto na construções de prédios como casas comuns, ou seja, do maior ao menor em se tratando de construção civil essas NR´S tem essa semelhança, esse é o meu ponto de vista.

Essas normas foram criadas para que o homem trabalhasse com mais segurança e com a obrigação de segui-las corretamente sem que houvesse acidente com ou sem afastamento, em outras palavras, estas 4 normas foram criadas para isso, ou seja alertar o colaborador aos riscos existentes em uma obra, sendo ela em fase inicial ou terminal, do começo ao fim de uma obra.

Cabe a cada empresa exigir a seus colaboradores, o seguimento correto dessas Normas, desde as condições de conforto no meio ambiente, banheiros e outras acomodações no local de trabalho.

Essas NR´S são importantes na construção civil, já que se trata de uma profissão que mais ocorre acidentes com ou sem afastamento, ou até mesmo levar o colaborador a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com