TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Seminário Unidade II Tema 3 Administração de Marketing

Por:   •  25/6/2019  •  Resenha  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Seminário Unidade II Tema 3 Administração de Marketing

O conteúdo do capitulo consiste em descrever a evolução histórica como uma disciplina e sua prática.  Descrever a evolução histórica do marketing enquanto disciplina e prática; compreender a administração de marketing como um conjunto de atividades interligadas; compreender os fundamentos do comportamento do consumidor e destacar a sua importância; descrever os quatro elementos do mix de marketing e a sua função no processo de administração de marketing; analisar a transição que se vem operando rumo ao marketing de relacionamento.

O presente capítulo do livro:  Administração – teoria e prática no contexto brasileiro refere-se ao Marketing como um conjunto de atividades desenvolvidas por uma organização para criar e trocar o valor com os clientes, assim atingindo os objetivos organizacionais.

O Marketing possui três eixos de ação:

O foco na satisfação do cliente;

A integração de todas as atividades da organização na satisfação do cliente;

A realização dos objetivos da organização (consequência da satisfação dos clientes).

ORIGEM    

As origens do conceito de marketing como sinônimo de ‘’comerciar’’ já existiam no período pré-histórico da humanidade, há cerca de 150 mil anos, quando o homem começou a se comunicar e, portanto, a trocar.  Uma das primeiras e efetivas estratégias de Marketing já implementadas em toda a história do capitalismo industrial foi a proposta de Henry Ford com a produção do modelo T, um dos automóveis mais vendidos em todos os tempos.  O foco era na produção.

Após isso o foco era no cliente, Era da produção Orientada para o mercado. A partir desse momento o marketing passou a ser voltado para o consumidor.

O comportamento do consumidor do qual consiste no conjunto de atividades físicas, cognitivas e emocionais envolvidas na obtenção e consumo de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações.

O comportamento do consumidor é influenciado por:  Fatores de natureza cultural; Fatores de natureza social; Fatores de natureza pessoal; Fatores de natureza psicológica.

 Outro ponto a ser abordado é a segmentação de mercado que consiste na divisão do mercado em grupos de potenciais consumidores com características, comportamentos e necessidades distintas. As empresas podem utilizar diferentes formas de segmentação de mercado: Geográfica; Demográfica; Psicográfica; Comportamental.

 A seleção do mercado-alvo envolve a avaliação da atratividade de cada segmento de mercado e a escolha daquele ou daqueles segmentos que a organização procurará servir.  

Depois de segmentar o mercado e selecionar o mercado-alvo que pretende servir, a organização começa a definir a oferta com que pretende servir o mercado.

O posicionamento é o modo como a oferta da organização se diferencia perante o seu consumidor relativamente aos seus concorrentes.

As formas que uma organização dispõe para posicionar a sua oferta são:

Por atributo; por benefício; por ocasião de uso; por tipo de usuário.

Mix de Marketing

Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para os seus consumidores, dos quais se destacam:

Desenvolver um produto que satisfaça as necessidades dos consumidores;

Escolher o sistema de distribuição que permita que esse produto fique acessível ao consumidor; desenvolver uma campanha de comunicação que transmita o valor do produto ao consumidor; definir uma política de preço que incentive o consumidor a comprar o produto e a empresa a vender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com