TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Basica Administração

Por:   •  13/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O quinto capitulo, refere-se a sua importância do planejamento para uma organização, sendo ela como base de todas funções da administração, pensando no futuro da organização.

O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.

No capitulo apresenta os tipos de planos a qual são objetivos que devem ser alcançados. Porém eles podem ser classificados de acordo com sua abrangência, horizontal temporal, grau de especificidade e permanência

O papel dos objetivos do planejamento que são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros a organização, sendo abordados para a definição de objetos ( tradicional topo-base ou administração por objetivos)

Os objetivos se formam hierarquicamente, sendo a missão e a visão como essenciais para  o desenvolvimento dos objetivos

No tópico 4  o foco é a administração estratégica, que é um processo que consiste no conjunto de ações e decisões e ações alcançando os objetivos .  A seção aborda o processo de administração estratégica e diferencia os principais níveis de decisão estratégica.

Podemos citar o exemplo de duas empresas que competem entre si, para sobreviver em um ambiente de competição, uma delas deve superar a concorrência, oferecendo  assim , valores para seus clientes.

Os níveis de decisão estratégica são: estratégia de nível corporativo, estratégia de nível de negócio, estratégia de nível funcional.

Os administradores precisam fazer uma analise estratégica do ambiente organizacional, como: a analise do ambiente externo, a analise do ambiente interno,analise Swot .

As estratégias de nível corporativo consiste em: estratégia de crescimento,estratégias de estabilidade, estratégias de retração. Cabe ao dirigente optar por uma dessa três estratégias. A fim definir o rumo que a organização deve seguir.

Na tomada de decisão estratégica, os administradores de topo , usam um ‘’mix de unidades’’ na qual permitem o melhor desempenho da organização, são eles: Matriz BCG e Matriz GE/McKinsey.

A estratégia de nível de negócios, tem como objetivo de como uma unidade deve competir para sair a frente  em relação dos seus concorrentes.  

A vantagem competitiva é essencial para a administração estratégica, pois  para a organização é fundamental para que ela se distinga das demais. Podemos considerar que a empresa tem vantagem competitiva quando  a empresa domina suas habilidades, se diferenciando  dos seus concorrentes, oferecendo valor para seus clientes.

Na formulação estratégica de nível funcional  relaciona com várias áreas funcionais da empresa, e como as mesmas irão usar seus recursos de modo que a  faz conquistar vantagem competitiva, para contribuir para o crescimento da organização.

As estratégicas de negócios são dadas por conjuntos como: estratégia de produção, estratégia de marketing, estratégia de recursos humanos, estratégia financeira.

Por fim ,a implementação e controle estratégico ‘’são etapas finais  na descrição do processo de administração estratégica, sendo as etapas mais difíceis, pois para ser bem sucedida  precisa ter qualidade de todos sistemas da organização e estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com