TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias básicas e abordagens de gestão de acordo com Chiavenato

Artigo: Teorias básicas e abordagens de gestão de acordo com Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra Administração é de origem Latim “administer”, segundo Chiavenato 2013, “ad” é direção e “minister” é subordinação. Mas com o decorrer dos anos a palavra Administração teve seu significado modificado, tendo como processo ação de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma a atingir os objetivos da organização com eficácia garantindo a competitividade dos negócios.

Chiavenato explica, que no decorrer da história foram surgindo diversas escolas e teorias privilegiando uma ou mais das variantes como tarefa, estrutura, pessoa, ambiente, tecnologia e competitividade.

A abaixo será relatado as principais teorias e seus enfoques de acordo com Chiavenato;

Com ênfase nas Tarefas temos a Teoria da Administração Cientifica tendo como enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional;

Em Estrutura se tem as Teorias Clássica, Teoria Neoclássica, tendo como enfoque organização formal, princípios gerais da Administração e funções do administrador. Na Teoria da Burocracia o enfoque são organização formal burocrática e racionalidade organizacional. Na Teoria Estruturalista o enfoque são múltipla abordagem: organização formal e informal, analise intra-organizacional e análise interorganizacional;

A ênfase Nas Pessoas tem as Teoria das Relações Humanas com enfoque na organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Na Teoria do Comportamento Organizacional os enfoques são etilo de administração, teoria das decisões, integração dos objetivos organizacionais e individuais. Na Teoria do Desenvolvimento Organizacional os enfoques são na mudança organizacional planejada e abordagem de sistema aberto.

No Ambiente temos a Teoria Estruturalista com ênfase na análise intra-organizacional, análise ambiental e abordagem de sistema aberto. Na Teoria da Contingência a ênfase são na análise ambiental (imperativo ambiental) e também abordagem de sistema aberto.

Na Tecnologia tem a Teoria da Contingência tendo enfoque na administração da tecnologia (imperativo tecnológico).

Já Na Competitividade novas abordagens na administração com enfoque caos e complexidade, aprendizagem organizacional e capital intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com