TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo das prinipais contas credoras do ativo circulante .

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo das prinipais contas credoras do ativo circulante .

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem, por finalidade, apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral, uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos. O balanço pode ser considerado como uma igualidade contabilística divida em dois membros, no primeiro membro é representado pelo ativo, e no segundo membro pelo passivo e capital próprio da empresa.

O balanço patrimonial se divide em grupos de contas e suas caracteristicas para o usuario da contabilidade se tornando tanto para o ativo como para o passivo.

Ativo circulante-em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

O circulante se resume em capital de giro,contas a pagar ,contas a receber ,estoques,investimentos temporarios ,despesas,deduçAo do circulante e contas a receber.

O ativo circulante é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.No ativo os bens e direitos figuravam obedecendo ao grau decrescente de liquidez,

sendo assim dividido em subgrupos: Ativo Circulante (onde serão registrados os componentes.

-Ativo realizável a longo prazo

-Investimentos

-Imobilizado

-Intangível .

A tivo realizavel a longo prazo demonstra todos os Bens e Direitos, que serão ou poderão ser movimentados pós 360 dias

São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade..

Ex - Realizavel a Longo Prazo ( Contas a Receber com mais de 360 dias para receber)

Imobilizado - Bens Imóveis da Empresa, que esta não tem intenção de vender - Serve para o funcionamento da Empresa - Fabrica, Veiculos, Equipamentos, etc.

Investimentos - Valores Aplicados com resgates com mais de 360 dias, ou Investimentos em Ações sem intenção de Venda, Compra de Terrenos, etc

Intangivel - Referente a Marcas e Patentes da Empresa - Itens não Palpaveis

Um exemplo de realizado a longo prazo podemos citar o emprestimo.

Ja o investimento,imobilizado, intangivel sâo itens fundamentais que permanece na empresa nao e usado como renda.

Exemplos;

Imobilizado- bens de direito ativo que permanece na empresa objeto que nao pode ser retirado de forma alguma.

Investimento-rendas ,aplicaçôes das empresas em outras companias para controle relacionada a bens da empresa.

intangivel-bens da empresa incorril,marcas.

Outros fatores tambem sao a depreciaçâo acumulada,armotizaçAo acumulada e exaustâo acumulada

-Depreciaçâo acumulada que vem a ser o imobilizado (bens da empresa) sofrem uma depreciação anual. O percentual depreciado varia para cada tipo de bens. O montante depreciado é acumulado em todos os exercícios. É representado no Ativo, porém como conta redutora.(-)Veja o exemplo:

Máquinas - 200.000

(-)depreciação (20.0000)

Nesta situação temos que as máquinas já depreciaram 10%, logo a depreciação fica com o saldo negativo, ou seja, credor. |Por exemplo, veja os lançamentos:

D - despesas com depreciação - 10.000

C - depreciação acumulada - 10.000 .

Armotizaçâo acumulada-Representa a conta que retifica o valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente; a redução do valor contábil será calculada anualmente através laudo pericial, é conta redutora do Ativo, tem saldo credor.

Definição: amortização acumulada é a soma cumulativa de todos os amortização de despesas que até agora tem sido imputado um activo intangível . Amortização acumulada é registado no balanço como um contra conta do ativo, por isso é posicionado abaixo da linha de item de ativo intangível não amortizado, o valor líquido dos activos intangíveis é listado imediatamente abaixo dela.

Não é comum para a comunicação amortização acumulada como um item separado no balanço. Mais apresentações típicas devem incluir amortização acumulada na depreciação acumulada item de linha, ou apresentar bens intangíveis líquido da amortização acumulada.

O custo de um activo intangível que ainda não foi cobrada a despesa de amortização é chamado de líquido da amortização acumulada, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com