TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Sustentabilidade

Por:   •  14/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

O que é desenvolvimento sustentável? Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Exemplos de ação: Gestão do lixo, Créditos de Carbono.

Explique o que é o LEED e todas as suas formas de certificação: O LEED é uma certificação desenvolvida pela organização não governamental americana U.S. Green Building Council, que possui o intuito de incentivar a transformação do projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Tipos de LEED: LEED para Novas Construções: destinado a edificações que serão construídas, ou passarão por reformas que venham a incluir o sistema de ar condicionado, envoltória e realocação. LEED para Edifícios Existentes: é focado na eficiência operacional e manutenção do edifício existente. Ajuda a maximizar a eficiência da operação e minimizar custos e impacto ao meio ambiente. LEED para Interiores Comerciais: a certificação que reconhece escritórios de alto desempenho, que por possuírem ambientes internos mais saudáveis, auxiliam no aumento de produtividade de seus ocupantes. Escritórios certificados possuem custos reduzidos de operação e manutenção, além de reduzirem sua pegada ecológica. LEED para Envoltória e Estrutura Principal: é destinado para edificações que comercializarão os espaços internos posteriormente. A certificação engloba toda a área comum, sistema de ar condicionado, estrutura principal, como caixa de escadas e elevadores e fachadas. LEED para Lojas de Varejo: reconhece as diferentes necessidades e características de uma loja de varejo, quando comparada a uma edificação comercial e auxilia as diretrizes para a redução da pegada ecológica da edificação. LEED para Escolas: cria ambientes escolares mais saudáveis e confortáveis, possibilitando melhor desempenho dos alunos e corpo docente. LEED para Desenvolvimento de Bairros: integra princípios de crescimento planejado e inteligente, urbanismo sustentável e edificações verdes, por meio de diferentes tipologias de edificações e mistura de usos dos espaços urbanos. LEED para Hospitais: é a certificação que engloba todas as necessidades de um hospital, muito distintas das de uma construção comercial.

Desafio do Milenio: os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Objetivos: Acabar com a fome e a miséria, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e a valorização da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saudade das gestantes, combater a AIDS  a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, Todo mundo trabalhando pelo meio ambiente.

IDH: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos e m nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

Responsabilidade Compartilhada: onde os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços de limpeza, são responsáveis pelo ciclo da vida dos produtos. a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos representa o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciais, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos com vistas a minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos”.O ciclo de vida dos produtos, por sua vez, deve ser entendido como a “série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final. Conforme se percebe do conceito legal, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos representa, em última análise, um regime solidário de complexas atribuições, que são desempenhadas de forma individualizada e encadeada, por todos aqueles que participam, em maior ou menor grau, do processo produtivo desde a fabricação do produto até a sua destinação final.

Extra fiscalidade e Protocolo de Quioto: os países signatários do Protocolo de Quioto concordam em reduzir suas emissões de gás carbônico e outros cinco gases do efeito estufa (GEE) através de políticas públicas próprias ou através da comercialização de “créditos de carbono” com outros países signatários. O Protocolo de Quioto é legalmente aceito por governos signatários e é governado por legislação global através da Organização das Nações Unidas (ONU); As partes da Convenção são divididas em duas categorias: 1) países desenvolvidos (chamados Anexo I), que aceitaram as reduções obrigatórias de emissão de GEE e aceitaram produzir um relatório anual sobre suas emissões e 2) países em desenvolvimento (chamados Não-Anexo I) que não são obrigados a reduzir emissões mas podem participar por meio de Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), nos quais podem reduzir suas emissões e vender créditos de carbono em bolsas de valores especializadas; aplicação da regra da extrafiscalidade para a proteção do meio ambiente Partindo desta outra premissa, chegar-se-á ao conceito de extrafiscalidade, em que o Estado, no uso de suas atribuições tributárias, aplica um sistema de incentivo às atividades que possam reduzir a degradação ambiental. Ocorre que, muitas vezes, o Estado atua com vistas a regular o mercado ou a economia de um país, por meio de incentivos ou desestímulos, é a chamada função extrafiscal. a extrafiscalidade, se mostram de grande importância prática, já que levam em consideração regras como a do desenvolvimento sustentável e buscam, ao final, a chamada justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com