TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Curso De Sustentabilidade

Exames: Resumo De Curso De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O curso de Desenvolvimento sustentável foi oferecido pela PRIME CURSOS DO BRASIL (Empresa associada à ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância). Tendo sido concluído em 07 de Fevereiro de 2012 e Carga Horária de 45h.

Como Conteúdo Programático constou: Conceitos básicos, Ambiente, Ambiente e abordagem sistêmica, Ambiente e desenvolvimento, Ambiente e Educação Ambiental, Ambiente e Participação, Meio ambiente Físico ou Natural, atmosfera, solo, Água, Flora e Fauna, Minerais, Energia, Desenvolvimento Sustentável, Declaração do Rio, A agenda 21, A Declaração de princípios relativos à floresta, O convênio sobre diversidade Biológica (CDB), O convênio marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, A conferência Habitat II(1996), A 2ª Cúpula da Terra +5 (1997), outros Protocolos, Conferências e Cúpulas, Atuações das ONGs, Os desafios do desenvolvimento Sustentável, problemática ambiental Global, Mudança Climática e Efeito Estufa, Consequência do aquecimento global, esgotamento da Camada de Ozônio, Perda da Biodiversidade, Degradação do solo e desflorestamento, Chuva Ácida, A névoa fotoquímica, Produção e consumo, ambiente no Brasil, Principais problemáticas ambientais no Brasil, Políticas ambientais, Políticas e legislação.

No decorrer do Curso, foi abordado desde o conceito básico da palavra Meio Ambiente (uma vez que este termo em nossa língua vernácula é considerado uma redundância, Meio Ambiente veio tornar-se usual após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano- Estocolmo, 1972- devido à imprecisão semântica das traduções do inglês), até o que realmente é Ambiente e como ele tem ido afetado durante anos de agressões, e o que legitimamente pode e deve ser feito p estacionar os danos já provocados.

Através de pesquisas, leituras diárias e acompanhamentos das vídeo –aulas, fui assimilando conhecimento, e notando a interligação entre Bioética e desenvolvimento Sustentável. As catástrofes ambientais que vemos ao longo dos anos exigem da sociedade como um todo, uma atuação responsável e ética.

Durante o curso foi abordado a necessidade de um comportamento baseado em sentimentos coletivos e humanitários. Sendo por meio da Bioética que fica evidenciada a eminência de um ambiente saudável, garantindo vida e sobrevivência às gerações futuras.

Concluo que a busca pelo desenvolvimento levou ao individualismo, o que fez com que o homem perdesse a visão do todo, do bem comum, tendo como consequência desastres ambientais irreversíveis, justificando atualmente a busca da reorientação do ensino no sentido do Desenvolvimento sustentável. Permeando a pauta de todas as Nações desenvolvidas e em desenvolvimento esta conscientização da importância estratégica da sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com