TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Émile Durkheim Coesão e Fato Social e Weber

Por:   •  12/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Durkheim e Weber ( Página 135 a 142 )

Émile Durkheim: Coesão e fato social

Durkheim foi influenciado pela obra do filósofo Auguste Comte (primeiro a sistematizar a sociologia como ciência, aproximando das ciências naturais), já Durkheim queria consolidar a sociologia como uma ciência específica, procurou desenvolver uma teoria é um método de análise com conceitos específicos para o estudo da vida em sociedade, os principais conceitos usados podem ser divididos em coesão, divisão de trabalho e de fato social.

Durante um período no qual aconteceram algumas grandes revoluções percebeu-se que o mundo estaria caminhando em franco crescimento, sob um olhar industrial. Durkheim começou a observar essas grandes transformações sociais e buscou explicar como uma sociedade capitalista, que se divide e se especializa em diferentes funções, poderia garantir uma coesão social. Após estudos, foi percebido que as sociedades conseguem manter essa coesão social a partir da interdependência funcional, que traria laços sociais e assim trazendo uma forma de coesão social.

A divisão de trabalho é o elemento que impulsiona o desenvolvimento das sociedades, as funções sociais são importantes para uma análise e assim veio o nome de teoria “funcionalista”. O conceito de fato social foi usado para definir o que é ou não do campo sociológico.

Para Durkheim, a Sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais e os fenômenos que não estiverem nesta definição deve ser estudado por outro tipo de ciência.

Max Weber: Ação social e tipos ideais

Max Weber foi um dos mais importantes cientistas sociais, seu trabalho teve grande influência sobre o estudo da sociedade moderna. Embora concordasse com Marx que o trabalho e a economia tinham grande importância sobre a vida social, Weber teve mais interesse pelo modo como a economia era influenciada em outros aspectos da sociedade, em especial a religião.

Weber analisou a maneira pela qual algumas ideias do protestantismo, no sentido de que a valorização do trabalho como sinal de predestinação à salvação , fazendo com que o capitalismo fosse mais forte nos lugares onde essa religião era adotada. É importante ressaltar que países europeus com essa religião conseguiram ter mais facilidade na formação e expansão do capitalismo.

Weber construiu quatro tipos de ideias de ação social: a ação social racional com relação a fins, a ação social racional com relação a valores , a ação tradicional e a ação efetiva. É com base nessas 4 ideias que é possível observar a realidade e constatar algumas ações individuais por um ou mais tipos de ação, favorecendo o entendimento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com