TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “ANIMAL”: UMA INTERPRETAÇAO SOB O PONTO DE VISTA DA TIPOLOGIA DAS AÇÕES NÃO-LÓGICAS DE PARETO E DO FATO SOCIAL DE DURKHEIM

Por:   •  10/7/2018  •  Seminário  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DO FILME “ANIMAL”: UMA INTERPRETAÇAO SOB O PONTO DE VISTA DA TIPOLOGIA DAS AÇOES NÃO-LÓGICAS DE PARETO E DO FATO SOCIAL DE DURKHEIM.

Jose de Anchieta Carvalho Dantas Júnior.

Millena Fernandes das Chagas.

Nathália Maria Xavier Costa.

Para compreendermos o sistema de Pareto é necessária uma interpretação rigorosa dos conceitos de ação lógica e ação não-lógica, essa interpretação é feita por meio da correspondência entre a relação meios-fim, tal como a entendemos, e a relação meios-fim, como ocorre na realidade. A ligação lógica entre os meios e o fim existe na consciência do ator e na realidade objetiva, e as duas relações, objetiva e subjetiva, se correspondem respectivamente. Para que um comportamento seja lógico, é preciso que o fim objetivo seja idêntico ao fim subjetivo. Na categoria não-lógica o fim objetivo difere do fim subjetivo.  

Dessa forma pode-se elaborar um quadro, com quatro gêneros para melhor elucidar esta assertiva. O gênero “não-não” significa que os meios não estão associados aos fins, nem na realidade, nem na consciência. No segundo gênero("não-sim"), o ator imagina, erroneamente, que os meios de que se utiliza são de molde que provoquem o fim desejado. Neste caso, subjetivamente existe uma relação meios-fim, embora, objetivamente, tal relação não exista. O terceiro gênero ("sim-não") é o das ações que tem um resultado relacionado de maneira lógica aos meios empregados, mas sem que o ator tenha compreensão da relação meios-fim. No quarto gênero ("sim-sim") os atos que tem um resultado associado logicamente aos meios empregados e o autor, subjetivamente, concebem uma certa relação entre os meios e os fins, sem que os resultados objetivos correspondam aos resultados subjetivos.

Dessa forma, Pareto define a sociologia em referência e oposição à economia. A economia considera essencialmente as ações lógicas, enquanto a sociologia trata sobretudo das ações não-lógicas. Sua tese é a de que todos os homens pretendem dar uma aparência lógica a condutas que não tem substância e que a sociologia é a demonstração de que o comportamento humano é em grande parte não-lógico. Em última análise, para Pareto, não há solução científica para o problema da conduta individual, e não há solução científica para o problema da organização social.

E para podermos realizar uma análise do filme “animal", vista ao pensamento dos autores, realizaremos um breve resumo. Com direção de Luke Greenfield, é estrelado pelo ator Rob Schneider que interpreta o personagem Marvin Mage. Marvin é um estagiário que trabalha na sala de evidências da polícia, mas que tem o sonho de ser um policial assim como seu pai era, mas teve insucesso nas tentativas de passar no exame físico para se tornar um policial. Um certo dia ao ficar só na estação policial, Marvin recebe uma denúncia de assalto e resolve ir até o local ele mesmo, mas durante o caminho ao tentar desviar de uma foca, Marvin acaba caindo de um precipício e fica gravemente ferido.

É aí então que ele é socorrido pelo cientista Dr. Wilder, personagem interpretado pelo ator Michael Caton. O cientista resolveu então fazer um experimento e reconstruiu Marvin a partir de órgãos de outros animais. Uma semana depois Marvin retorna aos seus ofícios sem se lembrar de nada que ocorreu, mas de repente Marvin está se sentindo melhor que antes, sem asma e sem qualquer dificuldade física que antes possuía, ele credita toda essa virilidade ao “badger milk”, suplemento que ele adquiriu na noite anterior, do qual promete essas características citadas.  

Um dia ao caminhar no parque, Marvin conhece Rianna, personagem interpretada por Colleen Haskell, é neste momento que seus instintos animais começam a tomar conta dele, quando ele perde o controle e sai correndo atrás de um frisbee que foi arremessado em sua direção.

Marvin decide ir ao aeroporto falar com um amigo, quando então fareja um homem que estava tentando embarcar  com heroína, com isso Marvin se torna um herói e é oficialmente nomeado como policial. Mas dia após dia os instintos animais dele se tornam mais fortes e incontroláveis, e ele frequentemente acorda em lugares estranhos e ouve relatos de ataques a animais. Por conta desses ataques o Dr. Wilder acredita que Marvin não é seguro para a sociedade e decide levá-lo ao seu laboratório para explicar o que aconteceu com ele.

Mais tarde ao participar de uma festa, Marvin acaba atacando um gato e sendo expulso da polícia, mas é novamente readmitido ao salvar o filho do prefeito de um afogamento com a ajuda de suas habilidades derivadas de um leão marinho e um golfinho.

No dia seguinte Marvin é questionado sobre um novo ataque em uma fazenda e dessa vez uma testemunha havia o identificado, ele decide então embarricar a própria casa pois acredita ser uma ameaça a sociedade. Então Rianna aparece e eles passam a noite juntos, mas Marvin pede que ela o algeme só assim ela não corre o risco de ser machucada por ele. Ao amanhecer Marvin percebe que está sem as algemas e a polícia está a sua porta pois um novo ataque havia acontecido, Rianna convence-o a fugir. A polícia organiza então uma matilha para capturarem Marvin pois acreditam que ele é uma fera solta, quando Marvin está prestes a ser baleado, surge um outro animal e o salva, para sua supresa esse animal era Rianna e os dois são encurralados pela matilha que querem mata-los. Mas são salvos pelo amigo de Marvin, Miles que assume a culpa por tudo, mas é perdoado pelos outros por ser negro. Marvin e Rianna se casam e tem filhos que são a cara de Marvin.

Na visão de Durkheim, o fato social consiste na maneira de agir, de sentir e de pensar que exercem poder de coerção sobre os indivíduos. Esse fato torna-se presente no filme “O animal” na medida em que o personagem principal, Marvin, ao ter partes de seu corpo modificadas por partes de animais, começa a sentir extintos de animais. O ator tem que se controlar quando está no meio social, justamente pelo fato de que a sociedade nos emprega formas de comportamento. Um exemplo é a cena em que ele fica fascinado por uma moça e acaba tendo relação sexual com uma caixa de correios e todos que passavam no momento, ficam horrorizados. Isso mostra como temos que reprimir nossos pensamentos e o modo de agir por padrões sociais que nos são empregados pela sociedade, coisa que a natureza animal não se faz necessário. O que mostra o pensamento de Durkheim:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com