TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Conteúdo - Preparação para Prova

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo dirigido – Revisão de Conteúdo-Preparação para Prova

Aluno: Matheus Macedo de Vargas

1-O que são Acordos Comerciais?

Acordo comercial é um tratado feito referente às atividades comerciais.  São feitos geralmente entre dois ou mais países para ampliar o fluxo de exportações e o acesso ao mercado externo, através da isenção de tarifas, incentivos, etc.

2-Citar 05 acordos comerciais bilaterais vigentes no Brasil junto a DIFERENTES países.

Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argelina Democrática e Popular (vigente em 2010)

Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Malásia (vigente em 1998)

Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Tunísia (vigente em 1992)

Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Hashemita da Jordânia (vigente em 1990)

Acordo Comercial entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Zimbábue (vigente em 1990)

3-Qual a diferença entre acordos bilaterais e multilaterais? E ainda, o Mercosul se enquadra em qual tipo de acordo?

Acordos bilaterais são acordos entre dois países e acordos multilaterais são acordos entre vários países.  O Mercosul se enquadra nos acordos multilaterais, pois possui 5 países que são membros efetivos: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

4- É de conhecimento do meio acadêmico que os países membros do Mercosul formalizaram as regras de origem em suas negociações. Assim qual foi o principal motivo da criação dessas regras?

O principal motivo para criação dessas regras é para evitar a chamada “triangulação”,  algo que acontece quando um país compra produtos de outro país, “lava” sua fabricação e os revende no Mercosul como seu produto. Outro motivo para criação dessa regra é para assegurar de que apenas produtos originários do bloco poderão usufruir das preferências tarifárias que o Mercosul providencia.

5- A literatura aponta uma série de benefícios bem como eventuais custos de um processo de integração regional. Dessa forma apresentar 2 vantagens e 2 desvantagens em relação a formação de um Bloco econômico?

A primeira e principal vantagem seria a redução ou eliminação das tarifas de importação. Outra seria a facilidade de circulação de pessoas e mercadorias entre os países do bloco. As desvantagens seriam a diminuição da produção de empresas que produzem produtos mais caros do que outros países do bloco e a proteção de produtores ineficientes dentro do bloco contra aqueles eficientes fora do bloco.

6-Segundo Baumann, 2011 embora o Mercosul tenha avançado bastante nas questões comerciais, ainda há um longo caminho a ser percorrido em relação à consolidação da união aduaneira e à constituição de um mercado comum com todas as suas características de integração. Assim qual seria o principal entrave para a constituição de um mercado comum entre os países membros?

O principal entrave seria a dificuldade dos países em harmonizar suas legislações, com o intuito de facilitar o processo de integração. Muitas vezes essa dificuldade pode vir também de visões de políticas econômicas internacionais diferentes entre os países.

7- O que são Políticas Comerciais?

Políticas comerciais são ações definidas pelos governos de cada país para que haja negociações com outros países. Existem diversas maneiras de definir políticas comerciais, algumas são: tarifas alfandegárias, subsídios, taxas de importação e exportação, medidas não tarifárias, como barreiras fitossanitárias e de qualidade, entre outras.

8-Quais as principais políticas comerciais adotadas pelo Brasil em sua abertura comercial? E ainda no primeiro momento quais medidas foram adotadas para facilitar a entrada de novas tecnologias?

Algumas das políticas comerciais adotadas pelo Brasil em sua abertura comercial em meados da década de 90 foram: eliminação de boa parcela das isenções e reduções aplicadas aos impostos de importação, eliminação de diversos incentivos à exportação, reduzindo os gastos do governo e a reforma das tarifas aduaneiras. Várias medidas foram adotadas para facilitar o investimento de capital estrangeiro no país, que acabou abrindo as portas para a entrada de novas tecnologias. Um exemplo disso seria o grande crescimento do setor automobilístico no país, que gerou uma modernização da indústria brasileira, com o intuito de competir com o mercado estrangeiro em termos de qualidade. as principais politicas comerciais do Brasil adotadas foram a redução da tx de c.ambio valorizando a MN ou seja favorecendo as importações (máquinas e tecnologia)

9- De que forma as políticas comerciais restritivas impactam no fomento das transações comerciais entre países? Citar um exemplo.

Um bom exemplo de como políticas restritivas podem fomentar as relações comerciais seria se desvalorizássemos a nossa moeda em relação ao dólar. Dessa maneira os preços dos produtos no Brasil ficam mais baratos em relação aos preços praticados no exterior. Isso faz com que os países queiram comprar mais de nossos produtos, o que vai gerar um aumento em nossas exportações. Da mesma forma, nossas importações diminuirão e isso acarretará em um balanço comercial positivo. a medida quo o Brasil adota medidas protecionistas em sua Pol. comercial vai contra a sua política de abrir mercado ou seja de VENDER e COMPRAR de parceiros comerciais

10- Qual a diferença entre barreiras tarifárias e não tarifárias?

Barreiras tarifárias tratam de tarifas de importações e outras taxas, como o imposto de importação, taxas alfandegárias, valoração aduaneira. Já as barreiras não tarifárias envolvem normas internas que regulam aspectos fitossanitários e de qualidade.

 

11- Em relação ao Brasil, quais as principais barreiras comerciais que o segmento do agronegócio enfrenta no mercado europeu?

Uma das principais barreiras que o agronegócio tem enfrentado são as barreiras sanitárias, visto que o mercado europeu ainda vê com desconfiança nossa carne. Muitas vezes a nossa falta de rastreabilidade animal não nos permite saber a origem e nem as condições de criação. Assim, não é possível saber a alimentação do animal, os medicamentos usados, como foi feito o transporte, e isso acaba gerando desconfiança no mercado externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com