TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco de Crédito da Heniker

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta a identificação e justificação de riscos em uma das maiores cervejarias do mundo: A Heineken International.

Fundada em 1863 por Wandscheer Heineken em Amsterdã, se tornou a maior cervejaria da Europa e a terceira maior cervejaria do mundo.

Heineken Larger Beer é uma cerveja larger pálido com 5% de álcool por volume produzido pela empresa cervejeira holandesa que teve seu processo de fermentação encontrado no antigo Egito. É popularmente conhecida por sua assinatura de garrafa verde e estrela vermelha, segundo informações do Wikipédia.

O nascimento e ascensão da empresa deu-se através de aquisições.

Atualmente produz cerca de 116 bilhões de litros por ano e possui mais de 1600 operários. Seus objetivos são: fabricar a melhor cerveja, entregar ao cliente rapidamente e expandir no mercado. Seus ingredientes são: água. Cevada, lúpulo e levedura.

Levantamos a seguir alguns dos riscos identificados.

Risco inicial – Primeira Aquisição

A empresa nasceu de um enorme risco, pois seu fundador Gerard Adrian com 22 anos, arriscou a fortuna da família com a aquisição da cervejaria Hooiberg, mesmo sem possuir experiência com o ramo cervejeiro. Logo teve que se aperfeiçoar não somente em gestão de um novo seguimento, como também na melhoria do seu produto.

Risco 2 – Alteração na fórmula da cerveja

Esse talvez foi um dos riscos mais assertivos, já que foi identificado pelo presidente da companhia uma alta tendência de mercado iniciado na Holanda, com a alteração da cor da cerveja. Se não fosse assumido o risco da alteração da fórmula e apresentação da cerveja, a empresa poderia se findar já neste momento, visto que naquele momento o mercado cervejeiro acompanhava essa tendência para que pudesse evoluir seu produto e ganhar ainda mais mercado. Apostando na sofisticação da cerveja, expandiu seu público alvo para “cavalheiros”, não só para trabalhadores como inicialmente.

Risco 3 – Matéria prima: A Cevada

A cevada é uma das matérias primas mais importantes na preparação da cerveja. Ela é responsável pela cor, aroma e sabor após a malteação.

Na cervejaria Heineken, a cevada é fornecida por terceiros, entregue até a cervejaria para uma avaliação de Estado da matéria e encaminhada a outra empresa terceirizada para realizar a malteação e ser entregue para dar continuidade ao processo de fabricação da cerveja.

Risco A: Se houver algum problema na colheita da cevada, como chuvas devastadoras, por exemplo, impedindo que a mesma fique dentro dos parâmetros Heineken e de acordo com a demanda necessária, a empresa terá prejuízo, pois não haverá matéria prima para a produção. Logo, é essencial que a empresa não concentre o fornecimento da matéria prima em únicos produtores e/ou fornecedores.

Risco B: A empresa Alber Maltes, é responsável pela preparação da cevada que é imersa em um processo de “chá” de cevada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com