TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas imobiliárias

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

MARCIO JOSE DOS SANTOS

RGM

163.2137

Atividades aulas 1 a 3 

1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração.  (1,0 pontos)

As teorias clássicas e cientificas, primam pela produção sedo que a clássica tem como o operário (colaborador) como sendo o principal fundamento da empresa enquanto que na cientifica e voltada para a administração da empresa na organização e no plano de trabalho criado pelo administrador. A escola de relações humanas foi a resposta ao excessivo trabalho mecanizado dos modelos clássicos e científicos, seus fundamentos esta no estudo de comportamento do colaborador nas organizações. A teoria burocrática nos da as normas, estabelece funções e responsabilidades dentro da organização. A teoria dos sistemas e a integração de todas as teorias anteriores, ela enxerga a organização por partes, com isso o administrador pode usar um tipo diferente de teoria para cada parte da empresa. A teoria contingencial faz com que o administrador toma suas decisões levando em conta o momento em que a empresa esta passando, se adaptando com o que acontece a sua volta.

2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda: (2 pontos)

  1. Quais eram os seus métodos racionais de trabalho?

1. Análise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos: Divisão e subdivisão      dos movimentos para realizar operações, determinando o tempo que o operário levaria para a execução da tarefa, utilizando cronômetro.

2. Estudo da Fadiga Humana: A fadiga leva a diminuição da capacidade produtiva, doenças e acidentes, diminuindo sua produtividade. A idéia aqui é a diminuição de movimentos que geram fadiga.   

3. Divisão do Trabalho e Especialização do Operário: A especialização do operário na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares.

4. Desenho de Cargos e Tarefas: Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo esse desenho é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado combinando com outros cargos para execução de tarefas maiores.

5. Incentivos Salariais e prêmios de produção: Desenvolvimento de planos de incentivos salariais com prêmios de produção. A idéia básica era que a remuneração fosse baseada na produção de cada operário.

6. Conceito de Homo Economicus: Seguindo o conceito que o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona, ele acaba sendo motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam profundamente os esforços individuais do trabalho.

7. Condições de Trabalho: O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico foi proporcionado para melhor desempenho da função e produtividade e não pensando na saúde e bem estar do mesmo.

 8. Padronização: A padronização das máquinas com intuito de eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. Na Administração Científica, a padronização passa a ser uma preocupação constante na obtenção da eficiência.

9. Supervisão Funcional: Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que são supervisores especializados em determinada área, e que tem autoridade funcional sobre os mesmos subordinados. A supervisão funcional pressupõe uma autoridade relativa, dividida e zoneada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com