TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, divulgada em dezembro de 2017, dados apontam que 56% dos brasileiros com carteira assinada são insatisfeitos com seu trabalho.

Neste quesito, a satisfação pode ser vista como um sentimento positivo após uma avaliação em relação ao atual trabalho/cargo que se exerce, ou até mesmo como o prazer em realizar as atividades estabelecidas, onde a mesma pode ou não existir por fatores que se diferem de pessoa para pessoa.

No passado não atribuía-se tanta importância ao funcionário e seu ambiente de trabalho, entretanto, na contemporaneidade isto mudou. Hoje o gestor pode e deve se interessar em observar as atitudes de seus funcionários, relatando assim se há sinais de potenciais problemas. Dado que colaboradores que possuem sentimentos negativos correspondentes ao seu meio de trabalho implicarão em consequências lesivas para a empresa. Em parte, os colaboradores que possuem um sentimento positivo em relação ao seu ambiente tendem a ser o oposto, um empregado satisfeito possivelmente será mais comprometido e apresentará maiores rendimentos.

Compreendendo as decorrências geradas pela insatisfação e a importância da reflexão deste assunto para a harmonia e produtividade da empresa, deve-se analisar os fatores que geram um nível considerável de satisfação no trabalho. Com essa compreensão e com a aplicação do que foi-se subsidiado, a partir de atitudes inicialmente simples, o gestor será capaz de influenciar de forma benéfica seu ambiente de trabalho e seus contratados, o que implicará em resultados proveitosos para sua instituição.

ATITUDES E COMPORTAMENTOS

Atitudes são afirmações que avaliam situações favoráveis ou desfavoráveis com relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem uma vontade individual em relação a alguma situação ou fenômeno.

Sendo a atitude um conceito que vem da psicologia, é necessário entender a importância da mesma, para que dessa forma seja possível compreendê-la de maneira ampla, considerando suas propriedades fundamentais e seus componentes.

Seus principais componentes são:

• Cognitivo: Se refere à crença ou opinião acerca de um objeto pessoa ou situação.

Exemplo: “Meu Salário é Baixo”.

• Afetivo: Se refere ao afeto e as emoções com relação a um objeto, pessoa ou situação.

Exemplo: “Estou com raiva por causa do meu baixo salário”.

• Comportamental: Se refere à intenção de comportar-se de determinada maneira, com relação a algo ou alguém.

Exemplo: “Vou procurar outro emprego que pague melhor”.

As Atitudes no Trabalho

Todos temos atitudes e comportamentos diferentes, tais atitudes podem revelar avaliações positivas ou negativas que os trabalhadores possuem em relação a diversos aspectos do seu ambiente de trabalho. A maior parte das pesquisas na área de comportamento organizacional tem focalizado três tipos de atitudes: Satisfação com o Trabalho, Envolvimento com o Trabalho e Comprometimento Organizacional.

• Satisfação com o trabalho

Quando falam sobre as atitudes de um funcionário normalmente se referem à satisfação com o trabalho, um sentimento positivo com relação à sua carreira, resultado em uma avaliação de suas características. Uma pessoa que possuí alto nível de satisfação no trabalho apresentará sentimentos positivos em relação a ele, ao passo que alguém com um nível baixo de satisfação apresentará sentimentos negativos.

• Envolvimento com o trabalho

Relacionado com a satisfação está o envolvimento com o trabalho, do qual mede o grau de identificação psicológica que uma pessoa possui com seu trabalho e o quanto a mesma considera o empenho nele importante para sua valorização pessoal.

• Comprometimento organizacional

É a definir como o grau de identificação que o trabalhador tem com uma empresa, seus objetivos e desejo de manter-se como parte dela.

Há uma teoria considerada, de que existem três dimensões distintas de comprometimento organizacional.

1. O comprometimento afetivo, é uma ligação emocional com a empresa e uma crença em seus valores, por exemplo, um jogador de futebol pode ser comprometido com o clube pelo qual atua por ser um torcedor assumido da equipe.

2. O comprometimento instrumental, é a percepção da importância da compensação econômica de permanecer em uma organização em vez de deixá-la, refletindo um estado psicológico de necessidade de permanência.

3. O comprometimento normativo, é uma obrigação de permanecer na empresa por razões morais e de ética. Um funcionário que está liderando um novo projeto pode permanecer na empresa porque sente que a “deixaria desamparada” se à abandonasse.

Percepção de suporte organizacional

É um grau em que os funcionários acreditam que a organização valoriza suas contribuições e se preocupa com o seu bem-estar.

Engajamento do Funcionário

Um conceito em comportamento organizacional, é o engajamento do funcionário, envolvimento, a satisfação e o entusiasmo com o trabalho que exerce. Os funcionários altamente engajados têm uma paixão por seu trabalho e sentem uma conexão profunda com a empresa; já os funcionários de engajamento reduzido fazem apenas o essencial, colocam tempo, e não energia ou atenção no trabalho.

SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO

• Motivação: Desafios que o trabalho traz e o reconhecimento que a empresa dá ao funcionário.

• Satisfação: Condições de trabalho, remuneração, existência de benefícios, entre outros.

Pensando em base que a motivação é o que faz as pessoas irem trabalhar, quais os motivos para se trabalhar em determinada empresa e exercer certo cargo? Pode ser porque este era o cargo dos sonhos, talvez pela crença na empresa ou simplesmente pelas contas a pagar no final do mês.

Isso demonstra que o que motiva alguém a ir ao trabalho nem sempre é apenas um único item. Um funcionário que tem como objetivo se sentir bem no local de trabalho, que esteja satisfeito com a remuneração, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com