TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINARIO SOBRE ANALSIE VERTICAL E HORIZONTAL DA EMPRESA ETERNIT

Por:   •  12/4/2021  •  Seminário  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVO - Podemos perceber que ao longo do triênio, a empresa teve uma variação negativa em seu ativo total, na perspectiva horizontal (foi de 356M para 270M). Com relação ao ativo circulante, ao longo dos anos, somente o ano de 2017 representa uma maior porcentagem alocada no curto prazo (52%). Já nos anos de 2016 e 2018, essa situação é inversa, as contas a longo prazo foram mais robustas, demonstrando um foco maior nas operações de longo prazo.

Ao longo do triênio estudado, percebe-se que as duas contas que se apresentam com mais robustez:

O Contas a receber - valor proporcionalmente maior - Possui um alto volume, se mantendo entre os anos de 2016/2017/2018. Isso significa que a empresa tem um alto volume de vendas que foram transformadas em contas para receber no curto prazo.

E os estoques, logo em seguida, representando em média 17% do ativo total no triênio, indicando uma forte atividade operacional.

NO ATIVO NÃO CIRCULANTE, destaca-se dois grupos de contas ao longo do triênio, o imposto de renda e contribuição social deferidos e o imobilizado. Porém, ao longo dos anos evidencia-se uma queda nesse valor imobilizado (vai de 317M para em torno de 126M) Isso se deve ao fato da substituição de matéria-prima, que eram exclusivamente relacionados a fabricação de produtos com amianto. Já em investimento, evidenciamos uma crescente entre o ano de 2017 e 2018, quando saiu de 0 para em torno de 57 milhões. Isso por conta do pedido de recuperação judicial da Eternit, determinados empréstimos da sua controlada em conjunto tiveram seu vencimento antecipado e consequentemente as garantias vinculadas a estes contratos foram executadas. Assim, a Eternit passou a deter direitos, decorrentes de Execução de garantias bancárias e Notas promissórias.

AGORA NO PASSIVO CIRCULANTE, podemos perceber que ao longo dos anos a conta mais expressiva é a de empréstimos e financiamentos, onde podemos perceber um aumento considerável de 2017 para 2018, que referem-se a empréstimos e financiamentos enquadrados no plano de recuperação judicial. No passivo não circulante destaca-se as provisões, que está ligada diretamente ao plano de reestruturação da empresa.

No patrimônio liquido, eu diria que estar o dado mais interessante desse balanço, podemos perceber uma queda absurda ao longo do triênio.O Patrimonio liquido da Eternit cai de 459M para algo em torno de 12M. Uma analise horizontal de quase menos 98%. Isso se deve aos prejuízos acumulados, culminando assim no pedido de recuperação judicial da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com