TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE COM A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

sustentabilidade

Com a evolução dos tempos, o ser humano vem transformando os recursos naturais para sua sobrevivência e conforto sem se preocupar com as possíveis consequências.

        Com o passar dos tempos e algumas mudanças de comportamentos da população, o desenvolvimento sustentável deixou de ser empregado somente pelos ecologistas, passando a ter a sua importância no contexto econômico. Um exemplo disso é a reciclagem do lixo, que é de fundamental importância econômica e ambiental, seja na geração de empregos, na economia de recursos ou na produção de energia.

        De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE /SP, Jundiaí tem hoje um parque industrial com mais de 500 empresas atuando em variados setores, como químico, metalmecânico, cerâmico, de embalagens, autopeças, alimentos, vestuário, entre outros, e parte dessa produção é exportada para diversos países. A cidade dispõe também de seis zonas e dois distritos industriais com infraestrutura completa, além de uma incubadora de empresas envolvendo parceria entre prefeitura, CIESP/FIESP e SEBRAE. Com isso, o município firma-se como um dos polos de logística e distribuição da Região Metropolitana de São Paulo, graças à ligação das rodovias Bandeirantes e Anhanguera com o rodoanel Mário Covas.

        A conscientização ambiental por parte dos habitantes de um município passa pelo processo de educação, onde é possível adquirir conhecimento da real importância da preservação do meio ambiente para a sociedade. Além da conscientização da população, são necessárias leis para regulamentar e proteger o meio ambiente. No município de Jundiaí, a preocupação com a questão ambiental pode ser observada, entre outros aspectos, na legislação municipal.

        Entre as ações consideradas de grande importância para uma economia sustentável no município, encontramos a despoluição do Rio Jundiaí. A cidade de Jundiaí conta com a Estação de Tratamento de Esgotos Novo Horizonte, inaugurada em 23 de setembro de 1998, que faz parte do projeto de recuperação do Rio Jundiaí, e construída pela iniciativa privada a partir de uma concessão de 20 anos. A empresa construiu a estação de tratamento de esgoto de Jundiaí, onde passou a tratar os esgotos residenciais, comerciais e industriais do município. O município coleta 97% de todo o esgoto gerado. A Estação de Tratamento de Esgoto recebe essa carga, trata 100% desse volume e recicla 100% do lodo de esgoto na agricultura, promovendo uma ação ecologicamente correta (DAE, 2009). Jundiaí é considerada cidade modelo a nível nacional em saneamento básico.

        Diante dessas considerações, esse trabalho será estruturado em 2 capítulos. No primeiro capítulo será realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de sustentabilidade, desde o seu surgimento até os conceitos nos dias atuais. No segundo capítulo abordará o município de Jundiaí e suas ações para transformá-lo em um município economicamente sustentável, e as considerações finais do trabalho.

REFERÊNCIAS

HART, S. L. Além da consciência ecológica: estratégias para um mundo sustentável. Estratégia corporativa. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com