TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satisfação no trabalho

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  7.228 Palavras (29 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 29

SATISFAÇÃO NO TRABALHO.1

Lizandra Foletto2

RESUMO

Com este estudo investigou-se qual o nível de satisfação dos colaboradores da Cooperativa Tritícola Taperense Ltda – Cotrisoja. Para realizar a pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico dos principais autores sobre liderança, clima organizacional e satisfação no trabalho. Para alcançar o objetivo do estudo, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, através de um questionário com perguntas fechadas, que constituiu em avaliar as variáveis de satisfação com os colegas, o salário, a chefia, a natureza do trabalho e as promoções. Pode ser verificado que o nível de satisfação na percepção dos funcionários é satisfatório em quase todas as variáveis estudadas, visto que a pesquisa apresentou um nível maior de satisfação em relação ao relacionamento com os colegas. Entretanto, foi observado um nível menor de satisfação na variável satisfação com o salário, benefícios, e treinamento oferecido pela empresa. Por fim, para que a empresa possa elevar o nível de satisfação de seus funcionários foram feitas algumas sugestões de melhoria.

PALAVRAS CHAVE:Satisfação no trabalho. Clima organizacional. Cooperativa.

1 - INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Devido a essa competitividade as empresas não estão preocupadas apenas em ter produtos de qualidade com menor preço, mas também com o capital humano, qualificado, desenvolvido e satisfeito com o trabalho que exerce na empresa. Mas, afinal o que é satisfação no trabalho? Satisfação no trabalho compreende satisfação tanto com os colegas, a liderança, o salário, os benefício, as promoções, como com o próprio trabalho em si.

A satisfação no trabalho tem sido alvo de estudos e pesquisas de teóricos das mais variadas correntes ao longo do século XXI. A satisfação no trabalho é avaliada através dos colaboradores como eles se sentem em relação ao trabalho, por meio de questionários ou entrevistas. Divididas em diferentes facetas, são elas: como o colaborador se sente em relação ao trabalho, quanto à supervisão, o salário, os benefícios, os colegas de trabalho e as oportunidades de promoção.

Conforme Spector (2010, p.335) na maioria dos casos, a insatisfação do salário se dá em comparação ao salário de um indivíduo com o de outro que realizam a mesma função. Mas, o ser humano também precisa de motivação para ir à busca de suas necessidades e da satisfação no trabalho. Conforme (MASLOW apud, MARRAS, 2011) o ser humano possui necessidades e pensando nisso, ele criou a pirâmide das necessidades do ser humano, salientando que o ser humano possui cinco necessidades: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e a realização pessoal.

O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevém sentimento de frustração, agressividade, nervosismo, entre outros, e isso de maneira direta ou indireta afeta de alguma forma a satisfação no trabalho.

O presente trabalho, portanto, tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores da Cooperativa Tritícola Taperense LTDA – Cotrisoja, na unidade em Victor Graeff, serão avaliados as práticas de gestão de pessoas, como a qualidade de vida no trabalho, salários, liderança e outros fatores que geram satisfação dentro da organização. Após será apresentado um plano de ação com as carências encontrada dentro da unidade da cooperativa.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta fundamentação teórica abordam-se temas como cooperativa, gestão de recursos humanos, satisfação no trabalho, teorias da área motivacional, clima organizacional, relacionamento interpessoal, liderança, remuneração, qualidade de vida entre outros. Buscou-se, através dele, o entendimento e aprofundamento do tema através de relatos feitos por autores e pesquisadores que estudaram o assunto pesquisado.

2.1 Cooperativa

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.

Segundo Pinho (2004 p. 123),

[...] a cooperativa pode ser entendida como ‘uma empresa de serviço’ cujo fim imediato é o atendimento das necessidades econômicas de seus usuários, que criam com seu próprio esforço e risco. Distingue-se da ‘empresa capitalista’, porque nesta a satisfação das necessidades dos usuários não representa seu fim imediato, mas sim a multiplicação ou rendimento do capital investido.

Neste caso a cooperativa estudada é do ramo do agronegócio, atualmente a Cotrisoja possui em torno de 2000 associados nas suas cinco unidades de atendimento. Se um proprietário rural pretende iniciar uma plantação ou criação, deve procurar a cooperativa mais próxima, filiar-se e começar a usufruir das facilidades que esta lhe oferecer. As cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira possível, a produção agropecuária.

Como fato econômico, a cooperativa atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, esse é o objetivo final do produtor rural obter lucro com a sua produção.

Com o produto da produção de muitos produtores rurais, as cooperativas conseguem fazer grandes negócios, inclusive na área de exportação. São negócios que, individualmente, os cooperados nunca teriam condições de efetuar.

Além da parte comercial, a maioria das cooperativas mantém uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores produções, o que é interesse tanto do cooperado quanto da cooperativa. Essa assessoria técnica é muito valiosa, principalmente, para quem está iniciando a sua produção.

2.2 Teorias da área motivacional

A motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções dos cientistas e estudiosos desde o início do século XX, quando se tem registro de pesquisas motivacionais e estudos científicos.

Abraham H. Maslow, conhecido pelo livro Motivation and personality, tornou-se conhecido pela teoria da hierarquização das necessidades humanas. Na teoria de Maslow, a motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com