TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Chamada Introdução a ead

Por:   •  2/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI

Centro de Educação Aberta e à Distância – CEAD

Curso de Bacharelado em Administração Pública – PNAP

Rua Olavo Bilac, 1148, Centro/Sul

CEP-64001-280 – Teresina, PI

Fone: (86) 3215-4101 – Home Page: www.uapi.edu.br

[pic 3]

Aluno:__________________________________________________________ Polo: ___________________ Turma:_________ Matrícula:______________

Avaliação –2ª chamada

Introdução a Educação a Distância

  1. A UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos pela ampla articulação entre instituições públicas de educação superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da EaD, acesso à formação especializada para camadas da população que estão excluídas do processo educacional. Sobre os eixos fundamentais que a UAB se orienta, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso às camadas da população com dificuldade de acesso à universidade.
  2. Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em discrepância com as propostas educacionais dos estados e municípios.
  3. Avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC.
  4. Contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
  5. O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

  1. Para o gerenciamento e a viabilização das atividades de cada curso do sistema UAB nas instituições de ensino superior, existe a figura do coordenador de curso e o serviço de secretaria, ambos responsáveis pelo estabelecimento do fluxo de contatos institucionais. Assinale a alternativa que apresenta uma responsabilidade

da coordenação do curso.

  1. Organizar os procedimentos referentes à seleção, à matrícula e ao acompanhamento acadêmico dos alunos do curso.
  2. Representar o município junto ao MEC e às instituições de ensino superior, em relação às ações desenvolvidas no âmbito da UAB.
  3. Mediar a comunicação do município com o MEC.
  4. Participar de reuniões, encontros e eventos relativos ao sistema UAB.
  5. Acompanhar e apoiar a execução das atividades pedagógicas dos cursos ofertados nos polos de apoio presencial pelas instituições de ensino superior, garantindo condições técnicas, operacionais e administrativas adequadas.

  1. Para dar suporte à preparação dos materiais em múltiplas tecnologias, a UAB definiu uma equipe multidisciplinar na qual atuam, dentre outras, a equipe de design instrucional, encarregados de:
  1. Elaborar o material didático, o conteúdo a ser ministrado nas disciplinas, das aulas, da supervisão dos tutores a distância e presenciais.
  2. Planejar e confeccionar o material impresso e on-line.
  3. Desenvolver e realizar a manutenção do AVEA.
  4. Dirigir os passos relacionados ao planejamento, execução e difusão dos produtos audiovisuais.
  5. Criar a arquitetura pedagógica do curso dentro da modalidade a distância.

  1. A figura deste ator é primordial e atua como um mediador entre os professores, alunos e a instituição. Em outras palavras, ele cumpre o papel de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos estudantes.
  1. Professor
  2. Coordenador de Curso
  3. Coordenador de Polo
  4. Tutor
  5. Coordenador de Tutoria
  1. A coordenadoria de tutoria realiza ações que visam fortalecer a comunicação dialógica entre os envolvidos em um curso EaD. Neste sentido, julgue os itens a seguir.

(   )  Oportunizar as primeiras reuniões entre os professores das disciplinas e os tutores para orientar sobre o uso do AVEA como ferramenta didática, bem como para auxiliar no planejamento das videoconferências e dar orientações para o encaminhamento da disciplina.

(   ) Acompanhar os professores e tutores durante todo o período letivo, desde a primeira semana de aula até a realização da dependência, incentivando que se estabeleça um processo de comunicação de mão dupla.

(   ) Visitar os polos de apoio presencial para tratar de questões gerais com os alunos e tutores, uma vez que  esta atividade promove a integração entre a administração do curso, os discentes e tutores do polo ao esclarecer a estrutura e organização do curso.

Assinale a alternativa correta.

  1. V,F,V
  2. F,F,F
  3. F,V,V
  4. V,F,F
  5. V,V,V

  1. No que se refere à utilização de mídias contemporâneas no processo de ensino e aprendizagem, esta mídia permite que todas as pessoas envolvidas se vejam e se ouçam, sendo transmitida pela web e pode ser acessada pelo participante de qualquer computador ligado à internet. Estamos falando de qual mídia?
  1. Teleconferência
  2. Videoconferência
  3. Rádio
  4. TV
  5. Webconferência

  1. No que se refere à construção do conhecimento a distância, julgue os itens a seguir.

(   ) Os materiais impressos, os produtos audiovisuais e os ambientes virtuais têm liberado as pessoas da frequência cotidiana e presencial a uma sala de aula, pois a educação tem chegado aonde o aluno quiser estudar e quando lhe for mais conveniente.

(   ) A pressão para a adoção de múltiplas tecnologias no processo de construção do conhecimento a distância surge de fatores intimamente ligados à comunicação necessária entre os interlocutores, como proporcionar diálogo interativo com a maior rapidez possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (351.3 Kb)   docx (225.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com