TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  1.470 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Nº 2 / 2012 FORMULÁRIO 1 ALUNO

Unidade Operacional: Jaraguá do Sul

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Modalidade: EaD

Turma:

Módulo: Específico 3

Docente(s):

Unidade(s) Curricular(es): Planejamento de Ações em Saúde e Segurança no Trabalho – Volume 1

Unidade de Competência 1: Planejar ações para assegurar a integridade física e mental das pessoas e a preservação do meio ambiente, do patri- mônio e da imagem da organização, de acordo com legislação e normas aplicadas à segurança, saúde e meio ambiente.

Estratégia da situação de aprendizagem: (X) Situação-Problema ( ) Projeto ( ) Pesquisa ( ) Estudo de Caso

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Título da situação de aprendizagem: O problema de Sofia!

Descritivo da atividade desafiadora, contextualizada, com suas especificações técnicas:

Prezado estudante!

Na unidade 2 do livro didático – volume 1 da Unidade curricular Planejamento de Ações em Saúde e Segurança no Traba- lho você teve a oportunidade de conhecer as várias ferramentas de qualidade que são utilizadas para analisar criticamente as possíveis oportunidades de melhoria ou solucionar problemas ocorridos no local de trabalho. Essas ferramentas são muito im- portantes para encontrar as possíveis causas e traçar planos de ações para os problemas de uma organização, e não poderia ser diferente para a área da segurança do trabalho. Desta forma, analise a situação abaixo, escolha e preencha uma das ferramentas da qualidade (Diagrama de causa e efeito ou Método dos Por quês) com as possíveis causas para este problema. Em seguida, elabore um Plano de ação – 5W2H para eliminar as principais causas do problema. Para isto, utilize o formulário disponível em seu Livro didático.

O problema de Sofia!

Sofia trabalha como Técnica de Segurança do Trabalho em uma empresa terceirizada que presta serviço de limpeza hospi- talar e de coleta de lixo hospitalar no estado de São Paulo. A empresa conta hoje com 798 funcionários, dos quais, 463 são ser- ventes de limpeza. Há algum tempo atrás ela leu um artigo que alertava para o elevado número de acidentes com instrumentos pérfuro-cortantes em todos os segmentos de trabalho. De acordo com a OSHA (Occupational Safety & Helth Administration), cerca de 600.000 trabalhadores se acidentam anualmente com algum tipo de material péfuro-cortante nos Estados Unidos e, cerca de 384.000 destes ocorrem nos hospitais americanos (sem levar em conta as clínicas médicas e odontológicas).

Ontem, ela recebeu um relatório que a deixou muito preocupada e sobre o qual precisa tomar uma ação. Os serventes de limpeza que prestam serviços de limpeza na área hospitalar da sua empresa têm sofrido vários acidentes com materiais pérfuro-

-cortantes, apesar de não desempenharem atividades diretamente ligadas aos cuidados com a saúde humana e de manipu- larem ferramentas completamente diferentes do pessoal de saúde. O volume de acidentes com materiais pérfuro-cortantes representa 38% do total de acidentes notificados entre esse grupo de trabalhadores. Desta forma, antes de agir, ela sabe que


precisa fazer um levantamento claro das possíveis causas desse problema. Ela precisa responder com clareza por que essa cate- goria de trabalhadores que não trabalha com agulhas, bisturis e escalpes em suas atividades de limpeza tem seus corpos per- furados com tanta intensidade. O que está falhando na prevenção uma vez que existem normas rígidas para o descarte destes materiais? Ela sabe que todos os serventes de limpeza recebem treinamento para realizar suas atividades com segurança, desta forma, ela precisa investigar quais são as possíveis causas para que isso esteja acontecendo com tanta frequência.

Agora cabe a você pesquisar sobre quais são os possíveis fatores e auxiliar Sofia a empregar uma das ferramentas da quali- dade acima citadas para identificar as possíveis causas. Além de uma pesquisa na Internet, que tal visitar as unidades de saúde ou hospitais de sua cidade para compreender melhor a situação? Após a análise realizada, eleja a causa mais provável para o problema e trace um plano de ação para reduzir ou eliminar o problema. A Sofia conta com sua ajuda.

Especificações técnicas

NR 32,

ww.osha.gov/>,

CORSI, Iara. ARO – Análise de Risco Operacional.

Relação de materiais, ferramentas e instrumentos

  1. Livro didático
  2. Ambiente Virtual de Aprendizagem
  3. Projetor multimídia e computador
  4. Power Point
  5. Materiais complementares

Para saber mais sobre o problema de Sofia, que tal ler a tese de mestrado do Sr. José Mauro de Araujo Acosta: Avaliação do Sistema de Gestão de Riscos de Acidentes com Instrumentos Pérfuro-Cortantes na Atividade de Limpeza de Hospitais Públicos Através da Análise Ergonômica do Trabalho. Disponível em: ww.bvsde.paho.org/bvsacd/cd49/diss099.pdf>.

Modelo – Espinha de Peixe

[pic 1]


Modelo do Método dos Por quês

[pic 2]

Modelo 5W2H

OBJETIVO: REDUZIR A QUANTIDADE

CAUSA

O QUE?

POR QUÊ?

COMO?

ONDE?

QUEM?

QUANDO?

Falta de Treina- mento.

Treinamento no local de trabalho sobre como fazer.

Para capacitar os serventes para realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes de forma correta e

segura.

Presencialmente.

No hospital.

Todos os serventes de limpeza.

Em janeiro de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (280.7 Kb)   docx (164.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com