TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Itens de Controle

Os itens de controle são indicadores que visam avaliar e medir a qualidade total e os resultados de processos.

Os itens de segurança não devem ser praticados pelo simples fato de fazê-lo e ter um procedimento para manter ocupação, mas sim definir claramente, quais os itens tem a real necessidade de controle, qual a participação de cada um para o TQC (Controle de qualidade total), com que frequência a medição será realizado e qual a importância de cada um para o objetivo final. Os itens referentes a resultados são denominados itens de controle e os relacionados a causa são tratados como sendo itens de verificação.

 Os itens de controle mais comuns relacionado com os resultados são normalmente os custos, faturamento, qualidade, quantidade produzida, segurança e moral. Os itens vistos pelos aspectos de qualidade são o grau de satisfação do cliente ou a qualidade de reclamação ou ainda, o valor monetário.

Os itens de controle relacionado com as causas nos setores de usinagem e mudança estão ligados aos 6 M’s (mão de obra), máquina, material, medida e meio ambiente. Chamados itens de controles de equipamentos.

Existe vários itens de controle na área administrativa, que estão relacionados com o poder de informações, tempo procedimento e meio ambiente.

Várias ferramentas são utilizada nos processos de gestão para servirem como base estatística, e uma das formas de controle e solucionar os problemas identificados é desenvolver uma tabela de itens de controle, conhecida como 5W2H. Essa tabela considera os seguintes:

1- WHAT? (o quê?) quais são os itens de controle de qualidade, custo, entrega, moral e segurança? Qual a unidade de medida

2- WHEN? (quanto?) qual a frequência que devem ser medidos ou verificados? (diários, semanal, mensal...)

3- WHERE? (onde?) em que situação o controle será exercido?

4- WHY? (por quê) em que situação o controle será exercido?

5- WHO? (quem?) quem participara das ações necessárias ao controle?

6- HOWMUCH? (quanto custa?) quanto custa exercer o controle?

7- HWO? (como?) como fazer o controle?

 Definição de itens de controle através do 5W2H

1-Item de Controle da Qualidade: Como podemos medir a qualidade (atendimento das necessidades dos clientes) de cada um de nossos produtos? Nossos clientes estão satisfeitos? Qual o número de reclamações? Qual o índice de refugo?

2- Item de Controle de Custo: qual a planilha de custo de cada produto? Qual o custo unitário do produto?

3- Item de Controle de Entrega: qual a porcentagem de entrega fora do prazo de cada produto? Qual a porcentagem de entrega em local errado? Qual a porcentagem de entrega em quantidade errada?

4-Item de Controle de Moral: qual o turn-over de nossa equipe? Qual o índice de absenteísmo? Qual o número de causas trabalhistas? Qual o número de atendimentos no posto médico? Qual o numero de sugestões?

5- Item de Controle de Segurança: qual o número de acidentes em nossa equipe? Qual o índice de gravidade? Qual o índice de acidentes com clientes pelo uso de nosso produto? Montar a tabela de Itens de Controle.

Os itens ligados a resultados, o nível que deve ser assegurado é o valor orçado ou o valor constante da norma. E nos casos de itens de controle deve ser feito dentro de uma faixa permitida. A utilização de gráficos ou folha de verificação servem para facilitar a visualização.

Para monitorar os resultados a melhor forma seria iniciar pelo controle daqueles com características que causam problemas.Em uma empresa é determinado que cada pessoa tenha autoridade sobre o seu processo, responsabilidade sobre os resultados deste processo e terá itens de controle. O item de controle é um dos pilares de um bom gerenciamento. Se você não trabalha com itens de controle você não gerencia, o processo sobre o qual tem autoridade estará fora do rumo certo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com