TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. A pesquisa, porém, não é a única forma de obtenção de conhecimentos e descobertas.

De acordo com Kotler (2000): “um questionário consiste em um conjunto de perguntas que serão feitas aos entrevistados”. Devido à agilidade do questionário; esse é, de longe, o método mais usado para a obtenção de dados primários, porém, precisam ser diligentemente elaborados e testados antes de serem aplicados em grande escala.

Kotler (2000) descreve que as pesquisas de mercado podem acontecer por meio de grupo de foco, pesquisa por observação, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental, tendo como instrumentos o questionário e os instrumentos mecânicos.

Diante do que foi estudado em sala e informações obtidas em loco, vamos expor algumas informações passadas pela proprietária da empresa, em relação ao mercado de moda infantil.

A proprietária nos disse que possui perfil empreendedor e por isso decidiu entrar no ramo de vendas de roupas infantis, pois a mesma fazia compras para filhos sobrinhos e adorava lidar com os mimos que encontrava no mercado, pensando em ser dona de um empreendimento não pensou duas vezes que esse seria o ramo de atividade que entraria para atua no mercado. Bem antes de decidir a entrar nesse ramo foi no mercado local para averiguar quais tipos de produto, preço, qualidade e diversidade estava sendo oferecido ao cliente, e qual era o público alvo, pois bem diante dessa análise de mercado, a mesma sentiu uma carência do mercado local em oferecer qualidade e marcas boas, sendo assim a mesma decidiu abrir sua loja de roupas infantis, o publico alvo seria família de classe media alta, suas mercadorias são de boa qualidade, em sua loja o cliente encontra algumas marcas de boa aceitação no mercado tais como a: Lilica Ripilica, Marisol, Poti Poti, Tigor. T. Tigre e outras.

A empresa busca um, atendimento diferenciado ao que o mercado local oferece, a loja possui a disponibilidade de um profissional para levar o condicional até a residência do seu cliente, esse é um diferencial de seus concorrentes, a loja possui uma equipe de profissionais treinados para atender o público infantil, quando os pequenos vão até a loja com os pais.

Para sobreviver e se destacar no mercado em que atua, toda empresa necessita traçar estratégias para enfrentar a competitividade. Para tanto, Porter (1985) sugere que a empresa adote estratégias através das quais consiga se diferenciar da concorrência e possa ser identificada como singular, pois isso possibilita que ela conquiste vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Elaboramos um questionário com oito questões objetivas, fomos às ruas para coleta de informações com a finalidade de descobrir as características e necessidade do público alvo da empresa escolhida e o resultado foi surpreendente, as pessoas das quais aplicamos o questionário nos disseram que, optam por comprar roupas de marca pela qualidade em que a mesma oferece quanto aos valores 90% disseram que não importam com o preço o que importa é qualidade e durabilidade, baseados nos dados adquiridos podem afirmar que o público alvo dessa empresa é a classe alta, os clientes que freqüentam essa empresa realmente precisam ter um poder aquisitivo alto, pelo simples fato da mercadoria oferecida pela loja ser produtos de alto custo.

Percebe-se que os diferenciais dessa empresa em relação aos concorrentes são: Comunicação das estratégias, atendimento às expectativas dos clientes, divulgação dos produtos e da marca, o sistema de trabalho, processos de ações corretivas para tratamento, processo orçamentário resultados econômicos, orientação empresarial, reputação dos produtos, capacidade de inovação, alta lucratividade e estabilidade financeira.

Quanto às oportunidades percebe-se que o mercado de confecções e calçados infantis está em expansão, sendo este um rentável segmento no mercado, as ameaças por sua vez são os muitos concorrentes os que obrigam a guerra de preços de produtos.

2.2 NEGOCIAÇÃO

A negociação ocorre nos mais diversos planos da vida de um indivíduo, a nível pessoal, econômica, social e organizacional. Na maioria das vezes negociar consiste em um processo delicado e que exige habilidades, dada a negociação entre as partes, o empresário precisa estar preparado para os possíveis conflitos que terão que lidar no seu dia a dia. Fechar negócio com fornecedores nem sempre é tarefa fácil, pois, na maioria das vezes, se torna um “jogo de interesses”. O comprador quer baixar o preço, o fornecedor defende a qualidade para manter o preço.

Vejamos algumas situações de negociações existentes na empresa entre fornecedores e clientes:

O proprietário junto com outro funcionário faz pesquisa de preços, tendência de mercado e de acordo com cada estação podendo assim definir modelos, cores e preços com seus fornecedores, feito esse processo, ambos escolhem qual melhor fornecedor atende as necessidade da empresa e do cliente. Para a proprietária da empresa, a barganha é uma estratégia para se ter a garantia de que aquele fornecedor, em geral o já escolhido, está oferecendo a melhor condição que ele possui. O proprietário nos disse ainda que possui um cadastro de fornecedores, isso facilita na hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com