TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

TÍTULO:

Soluções RH Consultoria

Aluno (s):

Aline Gabrielle Barbosa Brito

Carlos Antonio

Jonathan Washington Oliveira Castro.  

José Hélio Barbosa.

Kaliny do Nascimento Mendonça

Pedro Higo Rodrigues

Rhayanne Emanuelle de Souza Andrade

Orientador (es):

Emanuel Xavier

INTRODUÇÃO

O setor de Saúde e Segurança de uma empresa é responsável pela qualidade de vida dos seus funcionários.  

Na Soluções RH Consultoria não é diferente, somos uma empresa ergonomicamente correta, fazemos de tudo para que os nossos colaboradores tenham o maior conforto e qualidade para exercer suas tarefas diárias, sabemos que cuidando da saúde corporal do mesmo estamos ganhando qualidade de serviço, um funcionário feliz no trabalho também é feliz em sua vida pessoal e todos saem ganhando. Não paramos por aí, disponibilizamos um tempo para treinamentos de segurança no trabalho e ginastica laboral para a evolução dos nossos colaboradores, fornecendo o mapa de risco da nossa empresa para que eles saibam onde estão os riscos da nossa empresa e onde eles podem encontrar o auxílio para qualquer que seja o acidente ocorrido ou que venha a ocorrer.

ERGONOMIA

Segundo MÁSCULO e VIDAL ( 2011, p. 2), “Ergonomia é a ciência que estuda e transforma a realidade do trabalho das pessoas buscando ganhos de produtividade através de sua componente principal, o conforto humano.”

O termo Ergonomia é derivado das palavras grega Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis).

A Soluções RH consultoria é uma empresa que se considera ergonomicamente correta, pelo fato de que prezamos pela qualidade de vida e conforto o nosso funcionário.

Exemplos de observações que nossa empresa preza e realiza com fiscalizações diárias.

A nossa empresa cobra posições no trabalho que as deixem mais relaxada possível, sem posições forçadas. Pedindo que altere as posições com frequência.

  • A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário (linha do horizonte). Se o monitor ficar um pouco mais baixo, não tem problema, desde que você não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.
  • Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados através de mudanças no layout e da posição do monitor.
  • Não trabalhamos com telas espelhadas existentes no mercado que, ao contrário do que propõem, aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.
  • O monitor deve ficar à frente do usuário, sendo aceitável que seja lateralizado em 20º até 25°, no caso de postos em que haja atendimento a interlocutores.
  • O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.
  • As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.
  • Os antebraços devem ficar mais ou menos paralelos ao piso, com os cotovelos em ângulos de 90º ou mais abertos.
  • O mouse deve ficar em posição que permita que o cotovelo fique próximo ao corpo, sem desvios dos ombros e punhos.
  • A cadeira para trabalho com computadores deve ser regulável e com rodízios. Cada usuário deve conhecer os ajustes possíveis da cadeira e fazer a regulagem necessária para o seu maior conforto.
  • A posição de trabalho deve ser a mais relaxada possível, sem posições forçadas. Alterne as posições com freqüência.
  • A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário ("linha do horizonte"). Se o monitor ficar um pouco mais baixo, não tem problema, desde que você não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.
  • Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados através de mudanças no layout e da posição do monitor. Quando isso for impossível, deve-se lançar mão de persianas e cortinas.
  • Não é recomendável o uso de telas espelhadas existentes no mercado que, ao contrário do que propõem, aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.
  • O monitor deve ficar à frente do usuário, sendo aceitável que seja lateralizado em 20º até 25°, no caso de postos em que haja atendimento a interlocutores.
  • O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.
  • As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.

SEGURANÇA DO TRABALHO

A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004, P. 352).

A Segurança do Trabalho, faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços, melhorando as relações humanas no trabalho, sendo assim a empresa só ganha. É importante lembrar que o profissional em segurança do trabalho tem que se apoiar nas normas e leis, fazendo assim sempre terão mais chances de acertos, vão aqui algumas dicas em segurança no trabalho:

  • Conheça a sua empresa;
  • Grau de Risco: é importante conhecer o grau de risco principal e o secundário;
  • CIPA: Procure contato imediato com as cipeiros da empresa se tiver,
  • Registro do SESMT: Antes de fazer o registro do SESMT, Faça o dimensionamento para saber se realmente a empresa esta cumprindo o que o dimensionamento do nr4 determina.

Importante:

Não improvisar: é uma regra de ouro de segurança do trabalho, pois o improviso é uma das maiores causas de acidentes de trabalho.

Qualidade de Vida:

Chiavenato (2004b, p.367) define que a QVT "representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização".

Qualidade de vida, não é um simples modismo, algo passageiro a preencher o tempo dos leitores para em seguida, ser descartada. Muito pelo contrario, ela se constitui em um dos objetivos a ser alcançado no presente estagio de desenvolvimento da humanidade.

Como a qualidade de vida pode ser definida? A qualidade de vida não é mais uma questão a ser definida dentro dos programas de qualidade das empresas, vai muito além, é uma questão a ser buscada total dentro das empresas. É o tempo de transito e as condições de trafego, entre o local de trabalho e moradia, é o ambiente que a empresa disponibiliza ao funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com