TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  2/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório

Segurança do trabalho

Segurança do trabalho ou também chamado de segurança ocupacional é um conjunto de fatores com o objetivo de fazer a prevenção de acidentes do trabalhador em seu posto dentro da sua organização, sendo mais específico segurança do trabalho tem como objetivo procurar, pesquisa e controlar toda ou qualquer possível risco dentro de cada área de uma organização com a meta de ter e manter o mais protegido e saudável ambiente de trabalho para cada pessoa.

Normalmente dentro de uma organização tem uma equipe de profissionais qualificados para ter o controle, pois é exigido por lei.

Nessa equipe de segurança de trabalho junto com a saúde do trabalho é constituído por Engenheiro de Segurança do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do trabalho.

O processo da segurança do trabalho dentro de organização é feita por etapas, sendo eles: estabelecer indicadores; desenvolver relatórios; desenvolver regras e procedimentos; recompensar os gerentes. Assim pode ter um controle mais preparado para prevenir o ambiente de trabalho na organização.

Também três tipos de prevenção da segurança de trabalho sendo: Prevenção de Acidentes; Prevenção de Incêndios; Prevenção de Roubos.

Acidente de trabalho como já diz é algo que acontece sem intenção com o trabalhador normalmente dentro da sua área, segundo o art. 19 da lei nº 88213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Há duas classificações dentro do acidente do trabalho eu é o sem afastamento e o com afastamento, no acidente de trabalho com afastamento pode ser incapacidade temporária; incapacidade parcial permanente; incapacidade permanente total; Morte.

Tem seis elemento que está envolvido no acidente de trabalho:

Agente; A parte do agente; A condição insegura; O tipo de acidente; O ato inseguro; O fator pessoal de insegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com