TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

RELATÓRIO FINAL

Ensaio Acadêmico Descritivo

Disciplina: PROINTER IV

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora presencial/EAD: Milene Sakzenian[pic 2]

Dionísio Brito  6911436289

Douglas Alberto  - 8138745306

Jessica Andrade– 7981700594[pic 3]

Rafael Vecchi – 7986727703

Mayara Gama – 6969460055

Ricardo Neves– 6056484297

Patrícia Montalvão  – 7703669718

CAMPINAS / SP

                                                2014

RESUMO

Elabore um resumo entre 300 e 500 palavras, referente ao assunto tratado neste Prointer IV.

O resumo é a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, sendo que a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações. 


INTRODUÇÃO

Universidade corporativa surge como um modelo que visa a implementar um processo contínuo de educação corporativa, objetivando não só a promoção do conhecimento e da aprendizagem organizacional como da gestão de conhecimento. O presente estudo focou na recente ascensão da universidade corporativa (mas a proposta é educação corporativa e não universidade corporativa! no setor público e a prática da educação permanente, como diferencial, especialmente, para as ações de empresas públicas. Assim sendo, na tentativa de obter melhor compreensão do tema em questão, esta pesquisa optou por adotar um estudo de caso a partir da realidade da instituição às novas demandas dos cidadãos e do mercado. (proposta é ensaio acadêmico, o que Significa um estudo de levantamento de literatura e não estudo de caso) Paralelamente, não se pode desprezar que as universidades corporativas podem ser percebidas como mecanismo de controle social, visto práticas pedagógicas, que visam a habituar e instrumentalizar o trabalhador, de forma a amenizar os conflitos inerentes à relação capital-trabalho, no interior da organização. Essa abordagem possibilita levantar o que não é mencionado no discurso da universidade corporativa, organização em estudo. ???

Não há dúvida que todo empregado procura satisfação em sua atividade profissional, ambiente de trabalho adequado, etc., mas entre todos esses benefícios que contribuem para firmar a segurança e bem estar do homem no trabalho, teremos fatalmente que incluir como mais crítico o fator salário. O empregado pode estar num excelente ambiente de trabalho, totalmente integrado às condições que o cercam, satisfeito com a chefia que possui e consciente da benéfica política assistencial que se encontra à sua disposição, mas mesmo assim, não estará completamente realizado se conscientizar-se de que seu salário é incompatível com o trabalho que desenvolve. Surge então uma pergunta: Como saber se o salário de um empregado está coerente com as atribuições de seu cargo? Ou ainda, fixando o salário absoluto de forma justa, estará este salário relativamente bem estabelecido?

O salário absoluto provê o sustento do indivíduo e define o seu padrão de vida; depende da situação econômica do país, de suas leis e de considerações locais de mercado. O salário relativo é aquele que o empregado recebe em relação aos outros, definindo praticamente o seu status dentro da organização não há dúvida que todo empregado procura satisfação em sua atividade profissional, ambiente de trabalho adequado, etc., mas entre todos esses benefícios que contribuem para firmar a segurança e bem estar do homem no trabalho, teremos fatalmente que incluir como mais crítico o fator salário. (Já escreveu isso anteriormente, não repetir!)

O empregado pode estar num excelente ambiente de trabalho, totalmente integrado às condições que o cercam, satisfeito com a chefia que possui e consciente da benéfica política assistencial que se encontra à sua disposição, mas mesmo assim, não estará completamente realizado se conscientizar-se de que seu salário é incompatível com o trabalho que desenvolve. (Já escreveu isso anteriormente, não repetir!)

Surge então uma pergunta: Como saber se o salário de um empregado está coerente com as atribuições de seu cargo? Ou ainda, fixando o salário absoluto de forma justa, estará este salário relativamente bem estabelecido?O salário absoluto provê o sustento do indivíduo e define o seu padrão de vida; depende da situação econômica do país, de suas leis e de considerações locais de mercado. O salário relativo é aquele que o empregado recebe em relação aos outros, definindo praticamente o seu status dentro da organização. (Já escreveu isso anteriormente, não repetir!)


DESENVOLVIMENTO

1.1 Qual a importância de se diagnosticar as demandas educacionais por parte das organizações?

O desenvolvimento organizacional faz parte do campo de estudo do comportamento organizacional. É uma atividade com início e fim definido; um programa ou projeto desenvolvido nas organizações. Consiste num processo de mudança organizacional, de forma planejada, abrangendo toda a organização, e que tem como meta levá-la de um estágio de menor para outro de maior eficácia.

A oportunidade de desenvolvimento dessa atividade surgiu da necessidade que tiveram algumas organizações de fazerem frente às mudanças ambientais, cada vez mais rápidas e profundas. A partir dessas demandas, formularam-se teorias a fim de ajudá-las a superarem as dificuldades emergentes, colocando-as novamente em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (351 Kb)   docx (97 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com