TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança e Medicina do Trabalho

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Segurança e Medicina do Trabalho

Unidade II – Higiene do Trabalho

AP_II

São Paulo

2015

Para se manterem sempre seguros de qualquer doença ocupacional ou acidente de trabalho, todos precisam ficar atentos aos riscos e aos cuidados com a saúde, levando em consideração a infraestrutura do ambiente de trabalho. É fundamental que o empregador conheça as implicações e as exigências legais pertinentes, oferecendo à sua equipe de profissionais a proteção adequada para evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e de possíveis acidentes.

Priorizar a saúde de seus funcionários é primordial, sendo assim o Gestor deve chamar o Serviço ocupacional do hospital informa as queixas e solicita a avaliação dos funcionários pelo Médico do Trabalho, após a avaliação, sendo detectada alguma doença ocupacional conforme as queixas, o Serviço ocupacional deverá entrar com algumas medidas, analisar as discrições de função dos trabalhadores e verificar como está sendo feita as tarefas, fazer essa analise juntamente com a Terapeuta do Trabalho, para que possam encontrar a melhor maneira para a realização das tarefas dos funcionários, para que não ocasione a sobrecarga.

Após o processo de análise, sendo identificado que o trabalhador desencadeou alguma doença ocupacional, o Médico do trabalho deverá realizar a abertura de CAT e solicitar a adequação do funcionário o posto de trabalho e se assim não for possível, o funcionário deverá ser transferido de posto de trabalho ou até mesmo alterar sua função se for necessário.

Alguns enfermeiros se queixam muito na hora de locomover ou manipular os pacientes, devido ao peso dos pacientes e esforço que é usado diariamente para essas funções, os funcionários em questão apresentam dores lombares, nesses casos devemos primeiramente avaliar o posto de trabalho e rotina dos funcionários, solicitando a avaliação da Terapeuta do hospital, onde possa ser orientado sobre qual seria a melhor maneira que poderiam manipular e transportar os pacientes. E assim reforçar que essa manipulação não deve ser feita sozinho, por dois motivos, esforço desnecessário e até mesmo machucar o paciente. Dessa forma o funcionário não irá apresentar sobrecarga na lombar, evitando possíveis doenças ocupacionais.

O trabalhador deve aprender a identificar os sinais do próprio corpo para perceber o início de qualquer desconforto. Os sintomas mais comuns, que requerem a procura por um médico, são cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho. (Desta forma, aprendendo os sinais, diminuiria muito as doenças ocupacionais, evitando maiores complicações para os funcionários.)

Referências:

http://www.aloan.com.br/index.php/dicas-de-saude/7-materias/23-doencas-ocupacionais-saiba-o-que-sao-e-como-fugir-delas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com