TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Temático: objetivo geral do texto

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

Seminário Temático III

1.EXPLIQUE qual o objetivo geral do texto.

O texto tem como objetivo geral fornecer contribuições para considerações sobre os impactos da crise do capital, ressaltando ainda a conduta do Estado e suas relações com a sociedade civil, mostrando os diferentes aspectos e direcionamentos do ataque da burguesia dos anos 80 até a atualidade, visando recuperar e manter as taxas de lucro.

2. EXPLIQUE qual o foco central da análise proposta por Behring, APONTANDO os esclarecimentos teóricos que a autora considera fundamentais.

O foco central da análise está na questão do Estado no contexto da crise do capital, visto pela autora em sua relação com a sociedade civil. Os esclarecimentos considerados fundamentais, são em relação a modificação estrutural e histórica do Estado ao longo dos períodos de desenvolvimento do capitalismo de expansão e estagnação, essas modificações permitiram o cumprimento de sua função na reprodução social do trabalho e do capital, expressando a hegemonia do capital nas formações sociais particulares.

3. EXPLIQUE o significado da frase “Assim, Estado e sociedade civil compõem uma totalidade, donde não se pode pensar o Estado sem a sociedade civil e vice!versa” (p.2), APONTANDO de que modo a autora compreende o termo sociedade civil.

A autora compreende sociedade civil como território das relações econômicas e sociais privadas, da luta de classes, da disputa de hegemonia, da contradição. Sendo assim, ambos se complementam e as alterações em um afetam diretamente o outro, exatamente como um todo, desse modo, não há Estado sem sociedade civil, como também não existe sociedade civil sem Estado.

4. Considerando o subitem “O Estado em tempos de crise do capital” EXPLIQUE a dinâmica que autora chama de contrarreforma.

A autora caracteriza por contrarreforma a existência de uma grande recordação do passado no pensamento neoliberal com resgate inesperado das ideias liberais, bem como a regressividade da implementação de seu receituário de medidas práticas ao passo que, se observa seus impactos sobre a questão social expressados nas condições de vida, de trabalho e também nas condições de participação política.

5. FAÇA UMA SÍNTESE do subitem “Características da Política Social no Neoliberalismo” com suas próprias palavras, APONTANDO quais as características das políticas sociais nesse cenário descrito pela autora.

A autora caracteriza as políticas sociais no neoliberalismo como sendo paternalistas, geradoras de desequilíbrios, com custo excessivo do trabalho as quais deveriam ser obtidas via mercado, de modo a tornar-se serviços privados. Desse modo, programas, serviços e benefícios sociais, se tornam direito do consumidor e deixam de ser considerados direitos sociais, caracterizando cada vez mais a falta da responsabilidade e financiamento da proteção social pelo Estado e ainda, um Estado máximo para o capital e um Estado mínimo para os trabalhadores.

6. EXPLIQUE o sentido da frase “há uma mercantilização e transformação de políticas sociais em negócios – o que expressa o processo mais amplo de supercapitalização” (p.9) e APONTE qual sua percepção sobre esta ideia, APRESENTANDO DOIS ARGUMENTOS.

A respeito da mercantilização e transformação de políticas sociais em negócios, fica claro que esse processo de supercapitalizacao está diretamente relacionado ao desfinanciamento da proteção social pelo Estado, uma vez que o corte dos gastos sociais e a degeneração dos serviços públicos nos conduzem direto ao processo de privatização induzida. Desse modo, o capital não parte do Estado, mas este assegura por meio de desregulamentação de direitos sociais, de garantias fiscais ao capital, etc. a facilitação do fluxo global de mercadorias e de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com