TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo geral da gestão moderna dos recursos humanos

Seminário: O objetivo geral da gestão moderna dos recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo geral da moderna gestão de recursos humanos é assegurar que a organização possa atingir seus objetivos pela utilização adequada da força de trabalho. Para tanto, as organizações necessitam não somente de pessoal qualificado, mas também de sistemas eficientes e eficazes e de recursos financeiros.

O desenvolvimento institucional requer não só que a pessoa certa esteja no lugar certo no momento certo, mas também que a organização possua um ambiente de trabalho compatível com os seus sistemas operacionais e disponibilidade de recursos financeiros adequados. Além de recursos humanos, a organização precisa de sistemas como computadores e sistemas de gestão financeira, transporte para chegar até o cliente, remédios para os hospitais, livros para as escolas, etc. Os gestores têm que manter um equilíbrio harmônico entre os recursos e os fatores de produção.

Os objetivos da devem ser coerentes com os objetivos globais da organização. A finalidade do processo de formulação de objetivos é direcionar as atividades de em ambientes usualmente turbulentos, de forma que, tanto as necessidades da organização quanto as necessidades individuais e coletivas

O grande gênio do cinema mudo, Charles Chaplin, conseguiu com muita expressividade, eloquência e sagacidade, reproduzir no filme, “Tempos Modernos”, filme este que retrata a realidade vivenciada na época da sociedade norte-americana, foi em meados do ano de 1933 a 1936, após a crise da “Grande Depressão”, que originou da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929. Dentre as consequências geradas pela Grande Depressão, podemos citar: desemprego, queda nos preços do produto interno bruto, fechamento de indústrias, exploração da classe operária, entre outros. Contudo, o maior reflexo desse advento, foi sentido pelas camadas mais baixas da população, que encararam a fome, superpopulação, desnutrição e doenças, traduzidas como desmoronamento das esperanças e do desespero pela sobrevivência, conforme pode ser referendado nas cenas do fechamento das fábricas, nas greves e na situação de miséria, retratada na família. Uma mensagem atual e condizente com a nossa era foi transmitida por Chaplin no intuito de questionar o que eram aqueles da época, capitalismo, fascismo, imperialismo, nazismo, tudo isso, em um único filme.

Em algumas cenas, ele possui os movimentos alterados por conta do trabalho acelerado e repetitivo. Com isso, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada. Sem opção, ele vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: ao ver uma jovem “Paulette” roubar um pão para comer, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina presenciou o que houve e entrega tudo. A prisão para ele parece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com