TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexta - trabalho acadêmico

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

TÍTULO: ASSOCIAÇÃO SÉRIE / PARALELO
RESISTORES 1ª LEI DE OHM

DATA DE REALIZAÇÃO: 29/04/2016

DATA DE ENTREGA (PREVISTA): 06/05/2016

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

TURMA: 2º/3ºE

Componentes do Grupo

RGM

Nota

Amanda

Amanda

Gisele

Fernando

Leticia

Luan de Abreu Gomes Tardioli

15395022

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO: 1ª LEI DE OHM

[pic 3]

São Paulo

2016

RELATÓRIO: 1ª LEI DE OHM

Menção: ____________________

Professor:_______________________

EPÍGRAFE

“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos”.

Friedrich Nietzsche.

[pic 4]1. Objetivo.

1.1. O objetivo é associarmos o que já aprendemos na aula teórica agora no laboratório, através da associação de resistores, assim como no último laboratório, mas dessa vez utilizando a identificação dos resistores com suas potências, na  lei de Ohm, com resistores e série e em paralelo, ou até mesmo em série e ao mesmo tempo paralelos, utilizando auxilio de matérias até então novos para nós, os resistores que aprendemos em sala de aula e no laboratório anterior e o multímetro que à essa altura, já despensa apresentações, a familiarização com o uso dos equipamentos e instrumentos de medidas elétricas da associação, é algo simples, não trabalhoso, e ao menos cansativo, mas sim algo que requer muito de nossa atenção e trabalho em equipe principalmente.

 

2. Introdução Teórica.


2.1. Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica, com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado.

2.2. Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo.

2.3. Na associação em série, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Podemos calcular o resistor equivalente a uma dada associação em série. Basta lembrarmos que a corrente que atravessa o resistor equivalente, para uma dada ddp entre seus extremos, deve ser a mesma que atravessa toda a associação, enquanto a ddp é a soma. Neste caso todos os resistores são percorridos pela mesma corrente cuja intensidade é
I, e a tensão U na associação é igual à soma das tensões em cada resistor.

[pic 5]
Figura 01: i = Constante; UT = Soma; RT = Soma; PT = Soma; Req = R1 + R2 + R3 + ...

2.4. Já na associação em paralelo, representada abaixo, tem como característica a mesma ddp entre seus extremos. A corrente que chega à associação se divide percorrendo "paralelamente" cada elemento. Do Princípio de Conservação da carga elétrica, vemos que a quantidade de cargas que chega deve ser igual à quantidade que sai, logo a quantidade por unidade de tempo e a corrente também permanecem as mesmas, todos suportam a mesma tensão U e a corrente i na associação é igual a soma das correntes em cada resistor.

[pic 6]
Figura 02: U = Constante; i = Soma;1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + ...

2.5. Mas afinal, o que são resistores? Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

3. Materiais.

3.1. Resistores;
Multimetro;
Calculadora;
Caderno;
Lápis;
Borracha;
Caneta;
Placa para circuitos;
Fios de conexão.

4. Procedimentos.

4.1. Utilizando os exercicíos de associação de resistores passados na lousa, no exercício correspondente a letra “A”, foram conectados os resistores de 680Ω, 2KΩ e 1kΩ, como pode-se observar na Figura 03, junto à Placa para circuitos. Vale ressaltar que ambos foram ligados um aos outros através de pequenos fios de conexão, foi comparado o valor nominal calculado pelo grupo, com o valor medido, este por sua vez, foi determinado através do auxílio do multímetro, este resultado final medido ficou próximo do valor nominal;

[pic 7]
Figura 03: Associação em série, letra “A”

4.2. Utilizindo o mesmo sistema já imposto na letra “A”, fizemos a execução do exercícios correspondente a letra “B”, neste caso foi preciso utilizar menos um fio de conexão, pois apesar dos resistores estarem em uma associação em paralelo, eram apenas dois resistores, ambos de potências já utilizadas nesse experimento, apenas em ordens invertidas e em paralelo, foi comparado ao valor nominal calculado pelo grupo, com o valor medido, este por sua vez, foi determinado através do auxílio do multímetro, este resultado final medido ficou próximo do valor nominal, como podemos analisar na Figura 04;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (621 Kb)   docx (678.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com