TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação empresarial - criando um novo segmento

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

ESTUDO DE CASO – AV2

RISCOONLINE.COM: CRIANDO UM NOVO SEGMENTO

Alunos:

Rio de Janeiro, 2015

Questões

1. Qual a relação entre o teste de conceito realizado para a definição do posicionamento e o posterior desenvolvimento do marketing-mix?

O teste de conceito foi realizado objetivando prever como os clientes percebiam o serviço, assim como a relevância e o preço justo aplicado. O objetivo era entender qual seria o posicionamento ideal para o serviço, e obter o feedback do consumidor. Deste modo, o teste de conceito pôde oferecer bases para a definição do marketing-mix, de modo que direcionasse a estratégia para as necessidades que foram apresentadas pelos clientes entrevistados.

2. Analise o marketing-mix do RiscoOnline.com. De que maneira a definição de cada elemento do composto mercadológico notoriamente influenciou os outros?

Os elementos do marketing-mix podem ser identificados da seguinte maneira:

  • Promoção: a divulgação foi feita em fóruns online sobre investimentos pessoais via links patrocinados, e comunicação direta para os homebrokers e investidores, por meio da assessoria de imprensa. Foi realizada uma palestra de lançamento na feira Expomoney de São Paulo, explicando aos investidores sobre como funciona a ferramenta.
  • Praça: o objetivo era vender diretamente aos usuários ou por meio de um intermediário. A cadeia de distribuição era: Cyrnel distribui aos homebrokers, que distribui aos Investidores Individuais.
  • Produto: trata-se de uma plataforma de análise de risco no mercado financeiro, que se diferencia das demais por realizar as etapas de coleta de dados, manipulação e entrega aos clientes, englobando todo o processo.
  • Preço: o preço foi determinado respeitando os critérios “pioneirismo e unicidade da ferramenta, custos operacionais e de desenvolvimento, percepção dos usuários finais quanto ao preço justo mensal e percepção das corretoras sobre o preço de mercado de ferramentas agregadas a sua plataforma de negociação”.

Nota-se que a definição do marketing-mix, possibilitada pela execução do teste de conceito, pôde oferecer à empresa a perspectiva de traçar uma estratégia de negócios, visto que todos os elementos estão conectados. A identificação dos elementos é relevante para o posicionamento da empresa no mercado, assim como a conceituação de visão, valores e objetivos.

3. Descreva do ponto de vista conceitual que tipo de produto é o RiscoOnline.com e seus níveis de produtos. Você conseguiria pensar em algum produto potencial para o sistema?

O RiscoOnline.com é uma plataforma que oferece o serviço de análise de risco para aplicações financeiras, que se responsabiliza pelas etapas de coleta de dados, manipulação e entrega aos clientes. Trata-se de um serviço de homebroker aprimorado, já que este apenas avalia o risco, coletando os dados de outras bases.

4. Que elementos contribuíram para a definição da estratégia de distribuição utilizada? Você distribuiria direto aos investidores? Cite prós e contras desse tipo de estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com