TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção Empresarial Em Uma Empresa No Segmento De Cabeamento Estruturado: Ap Solution

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 8

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO: AP SOLUTION

Ana Carolina Cemolin
Carolaine Gonçalves
Evanise Mesquita

Karina Samara André Freitas

Professor-Alex Paulo Ranzan

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração de Empresas (ADG2715) – Seminário Interdisciplinar VIII

11/12/2022

RESUMO

        A Intervenção Empresarial traz melhorias no processo da empresa em questão, para que a organização possa alcançar seus objetivos e alavancar seu negócio. Conhecendo a saúde de sua empresa, através de diagnóstico anteriormente realizado, o gestor tem condições de trabalhar os pontos certos para chegar no resultado esperado. Foi desenvolvida uma proposta de intervenção para a empresa AP Solution, baseada em dados levantados através de diagnóstico e de pesquisa bibliográfica, para fundamentar as soluções propostas. Apesar dos resultados terem mostrado pontos muito favoráveis, em outros há falhas graves que impactam em seus objetivos. Foram apresentadas ideias relevantes para a comunicação entre os funcionários, organização dos departamentos e modernização da empresa.

Palavras-chave: intervenção, soluções, resultados

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa analisar os dados obtidos no diagnóstico empresarial da AP Solution, especializada em cabeamento estruturado, para montar um plano de intervenção. Tem como objetivo geral aumentar seus resultados, reforçando seus pontos fortes e corrigindo os pontos fracos e como objetivos específicos, investir na capacitação de seus colaboradores e na organização das áreas de logística, estoque e administrativa/financeira. Essa intervenção lhe proporcionará um crescimento diante das suas concorrentes, permitindo que se mantenha no mercado.

A pandemia não impediu que empresas fossem abertas no Brasil, muito pelo contrário. Segundo reportagem no G1, só em 2020, 3,359 milhões de empresas foram abertas, e a AP Solution foi uma delas. Criada a partir do sonho de um empresário acometido pela crise formada pela pandemia, a empresa atua nos serviços de cabeamento estruturado, service desk (atendimento ao usuário no auxílio e configuração de equipamentos) e field service (atendimento estrutural in loco).

Sabemos que, com a crise, muitas empresas também fecharam por não fazerem esse levantamento e não trabalharem suas deficiências.

  1. RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:

A realização do diagnóstico empresarial possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla de como está seu negócio, para poder tomar as decisões certas, reduzindo riscos e aproveitando as oportunidades.

Com a análise realizada na empresa AP Solution, pode-se observar que ela está na busca de melhoria contínua, realizando investimentos na qualificação de seus colaboradores e em inovação.

De acordo com a Matriz Swot, foi identificado o seguinte resultado:

  1. PONTOS FORTES

Os pontos fortes são as características da empresa que a colocam em vantagem, acima de seus concorrentes.

- Comprometimento com o cliente

- Qualificação do pessoal da área técnica

- Controle de produtividade

- Desempenho da equipe de campo

  1. PONTOS FRACOS

Os pontos fracos são questões que a empresa precisa trabalhar para que possa atender melhor seus clientes e se manter no mercado. São pontos onde a empresa apresenta deficiência.

- Comunicação setorizada

- Falta de logística

- Falha no controle de estoque

- Falha no setor administrativo/financeiro

    3.  OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

Obter melhores resultados, corrigindo e buscando melhoria contínua nos seus pontos fracos e explorando seus pontos fortes.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Para que a empresa obtenha melhores resultados, precisará investir na capacitação de seus colaboradores e na organização das áreas de logística, estoque e administrativa/financeira.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 INTERVENÇÕES

4.1.1 Ter chefias qualificadas para cada área do negócio

Uma empresa desorganizada, sem uma gestão de pessoal adequada, não sobrevive por muito tempo. A equipe precisa andar na mesma direção, “vestindo a camisa da empresa”. Para isso, tem que haver uma liderança capaz de passar essa visão:

Um modelo de gestão de pessoas bem definido e estruturado auxilia os executivos em um dos seus maiores desafios, que é: manter funcionários trabalhando como verdadeira equipe, com objetivos definidos, cada qual conhecendo e desempenhando seu papel, interagindo com todos os processos da organização, para atingir objetivos previstos pelo plano estratégico, a fim de que a organização passe a pertencer ao grupo de organizações do futuro. (VIDAL; LIDÓRIO,2011, apud KIELWAGEM,2013; SOUZA,2013, p5).

4.1.2 Qualificação das pessoas da área administrativa/financeira

Essa falta de qualificação tem gerado inúmeros problemas, como atraso nos pagamentos, falha na escala de folgas, a ponto de os clientes ficarem desassistidos. Isso faz com que a empresa fique com uma má reputação no mercado.

Chiavenato (1999, apud KIELWAGEMM; SOUZA,2013, p107), aborda duas técnicas utilizadas para treinamentos: a técnica no próprio cargo e a técnica de classe. Nesse caso, pode ser usada a primeira, pois existem pessoas para desenvolverem as atividades administrativas/financeiras, só que não estão qualificadas. Usando essa técnica, o profissional é treinado no próprio local de trabalho, através de um programa que lhe dá informações, conhecimento e experiência em relação ao seu cargo.

        A empresa gira em torno do cliente. Ele nunca deve ser afetado, pois sem ele não existe o negócio. Então, a escala de trabalho dos técnicos deve ser montada com base na demanda já contratada.

        Segundo o blog Ponto Mais (2021), na gestão de pessoas, organizar a escala de trabalho é uma das tarefas mais importantes para a empresa. Cabe ao Departamento Pessoal organizar a jornada de trabalho dos funcionários, conforme a necessidade da empresa.

4.1.3 Centralizar toda a programação de pagamentos, lançamentos de notas e financeiro dentro do sistema da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com