TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento no segmento empresarial

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento é o ato de organizar, estipular, caracterizar, estudar e gerenciar ideias para estabelecer objetivos e metas. Sendo assim, é essencial para atingir os resultados estipulados e determinados a curto, médio e longo prazo. O planejamento existe desde os primórdios da história. Antigamente, mesmo que intuitivamente, o planejamento era utilizado para fins de sobrevivência.

Segundo Almeida (2016), o planejamento, também conhecido como planejamento estratégico caracteriza-se por ser uma técnica administrativa que, por analises do ambiente de uma organização, elabora consciência das suas oportunidades e ameaças, assim como os principais pontos fortes e fracos para chegar ao final da missão organizacional.

O planejamento no segmento empresarial é caracterizado pela conjugação produto e, consequentemente, do mercado em que se atua. Contudo, a especificação dos produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela pretende operar para colocá-los ou vendê-los. (OLANDA, 2011).

Nos tempos passados, o planejamento, aquele determinado de intuitivo, servia para que os seres humanos se antecipassem a certos eventos durante os períodos de saída para caças,com a finalidade de alimentar suas famílias. Isto, também ajudava a tomar as decisões sobre agir e não agir diante dos perigos apresentados,almejandoo sustento e a sobrevivência.(ANDREUZZA, 2006).

Então, planejar, é uma atividade que faz parte do cotidiano humano, desde as pequenas as grandes ações buscando agir de forma correta em virtude de um objetivo.Existindo, desde os antepassados, o planejamento ainda é um mistério, que alguns acertam e outros não. (ANDREUZZA, 2006).

O fato de errar pode causar lesões fatais e doenças gravíssimas ou irreversíveis. Por isso, o planejamento, utilizado desde os primórdios, aprimorado para a atualidade, deve ser utilizado como recurso para prevenir, eliminar ou corrigir defeitos laborais para melhor rendimento dos trabalhadores em suas atividades.

Portanto, para a segurança no trabalho, acidentes relacionados ao trabalho e doenças ocupacionais, devem ser evitados. Com essa finalidade é que se estudará o planejamento preventivo para tentar conscientizar da importância dessa ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com