TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tradicional de Manufatura: Produção contínua

Por:   •  6/6/2020  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Luciano Barbosa Freitas

Curso: Pós graduação em Engenharia de produção e qualidade no processo

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Sistema tradicional de manufatura: Produção contínua

No momento que se fala sobre Sistemas de produção, é necessário admitir que a produção contínua é uma das subdivisões maios importantes e conhecidas do sistema tradicional da manufatura. Pois consiste em um conjunto de operações e atividades para a produção de bens ou serviços, agindo de forma integrada para atingir o objetivo e os resultados esperados do sistema atuante.

É um método amplamente utilizado pelas empresas para obter a maior quantidade de produto com o menor intervalo de tempo possível. Baseia-se em uma produção feita continuamente ou fluxo em linha, sem interrupções e pausas, podendo ser de um produto único ou com diferenciações. 

Para escolher esse tipo de sistema é necessário um grande planejamento, conhecer a necessidade e dificuldades do produto a ser produzido, além de conhecer as exigências do mercado. Outro ponto importante é o alto valor investido, geralmente se caracterizam pelo grau de mecanização elevado (figura1), requerendo investimentos em maquinário e na implementação de medidas de controle da qualidade e seu monitoramento em fases do processo.

Figura 1 - Linha de produção automotiva

[pic 1]

Lean manufacturing

               Conhecida também como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

É aplicada junto com os sistemas de produção tradicional e se caracterizar em conceitos de gestão.

Figura 2 – Metodologia Lean manufacturing

[pic 2]

Para sua aplicação requer um alto envolvimento dos gestores e colaboradores, identificação de atividades que não agregam valor(desperdícios), Realização melhorias constantemente (KAIZEN).

Sistema de produção e serviços: Serviço Profissional

Apresenta alto volume e sua variedade e considerada média. Envolve empresas com muitas transações de cliente em um curto espaço de tempo. Os funcionários, não possuem autonomia de decisão, portanto, cumprem procedimentos preestabelecidos pela empresa.

Figura 3 – Caixa de Supermercado

[pic 3]

Figura 4 – Telemarketing

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com