TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos humanos e financeiros na busca de soluções que permitam aos sistemas de manufatura

Por:   •  25/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS – ISCA FACULDADES

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ASD – ATIVIDADEDE SUPERVISIONADA DISCIPLINAR – ELABORAÇÃO DE UM PROJETO: DISPOSITIVO À PROVA DE ERROS: POKA YOKE

ANDRÉ

KAREN

MARCELA

LUIS

ROBSON

STEPHANIE

PROFESSOR MARCELO ATHAYDE

LIMEIRA – SP

2016

ANDRÉ

KAREN

MARCELA

LUIS

ROBSON

STEPHANIE

ASD – ATIVIDADEDE SUPERVISIONADA DISCIPLINAR – ELABORAÇÃO DE UM PROJETO: DISPOSITIVO À PROVA DE ERROS: POKA YOKE

Atividade Superior Supervisionada – ASD – desenvolvida como exigência para a avaliação do 1º semestre do curso de Engenharia de Produção do ISCA Faculdades sob orientação do professor Marcelo Pinto Athayde.

LIMEIRA – SP

2016

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas gastam muitos Recursos humanos e financeiros na busca de soluções que permitam aos sistemas de manufatura produzir a custos menores com maiores níveis de qualidade. Uma forma de reduzir custos e ao mesmo tempo incrementar controles é utilizar técnica POKA-YOKE (yokeru: evitar; poka: erros inadvertidos), dispositivo à prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos.

Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princípio do "não-custo". Baseada na melhoria e otimização de uma organização, focando na identificação e eliminação de todo o tipo de desperdício ou atividades que não agregam valores ao cliente.

A técnica POKA-YOKE tenta fazer com que o processo tenha seu próprio autocontrole de qualidade, de forma que, se existe uma anormalidade durante o processo, este é detido de maneira automática, ou manualmente. Existem duas formas de detecção onde ele pode ser usado para corrigir erros: método de controle e método de advertência.

O mecanismo POKA-YOKE se caracteriza pela sua simplicidade, dispositivos de ação imediata, na maioria das vezes, simples e econômicos. Tem três funções contra os defeitos: pará-los, controlá-los e avisar sobre eles.

Shingo afirma que o dispositivo Poka-yoke em si não é um sistema de inspeção, mas um método de detectar defeitos ou erros que pode ser usado para satisfazer uma determinada função de inspeção. A inspeção que é um objetivo, enquanto o Poka-Yoke é um método.

DESENVOLVIMENTO

As empresas com o objetivo de controlar ao máximo seus custos, podem perder em qualidade, por comprar insumos ou materiais inferiores, não ter empregados suficientes, ou implementar formas de controle que podem gerar mais custos e ainda reduzir a agilidade do processo.

O conceito do Poka Yoke foi idealizado inicialmente por Shingo, verificando que as características de controle em um determinado produto eram conduzidas, por meio de três técnicas baseadas em inspeção: inspeção por julgamento, inspeção informativa e inspeção na fonte. Na inspeção por julgamento, os produtos com defeito eram separados dos produtos bons após o processamento, em geral através de amostragem, revelando alguns defeitos antes da entrega, mas não diminuindo o índice de defeitos verificados. Na inspeção informativa, dá-se o passo seguinte, ou seja, investigam-se estatisticamente as causas dos defeitos e essas informações são transmitidas aos processos apropriados a fim de serem tomadas medidas para reduzir os defeitos. No entanto, com muita frequencia, essas informações demoram a chegar na origem do problema, o que faz com que os defeitos continuem a ser produzidos. A inspeção na fonte trabalha na origem do processo, dando um retorno imediato e evitando que os erros se transformem em defeitos. Esse tipo de inspeção é conduzido durante o tempo limitado em que a peça está sendo posicionada para uma operação, ou logo depois que ela sai da máquina, de maneira que, com essa inspeção, os erros podem ser corrigidos antes de se transformarem em defeitos. Logo, a inspeção na fonte constitui um importante aspecto para que se elimine o defeito dos processos de manufatura, em busca do que se denomina Controle de Zero Defeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com