TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão e Normas

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

ATPS Sistema de Gestão e Normas

Etapas I,II,III e IV

São Bernardo do Campo, 09 de junho de 2015.

Introdução

O trabalho nos propõe realizar uma pesquisa de diferentes conceitos de qualidade, tendo em mente a solução do problema de gestão que ocorre em uma transportadora. Para isso será necessário elaborar um plano de melhoria contínua e eficaz, com base nas ferramentas de qualidade. Nosso desenvolvimento desta etapa acarretará no resultado final a conclusão com sucesso ou não deste problema. Desafio esse que encontraremos diariamente como futuros gestores.

Sumário                                                                                                           Pág.

A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente a

Globalização ......................................................................................................4

Análise e solução de problemas e suas ferramentas.........................................7

Folha de Verificação...........................................................................................8

Ciclo PDCA.........................................................................................................9

Diagrama de Causa e Efeito / Ishikawa............................................................10

Diagrama de Pareto..........................................................................................11

Qual a importância do FLUXOGRAMA para o desenvolvimento de Negócios empresariais?...................................................................................................12

Fluxograma ITR Soluções em Transportes......................................................13

Plano de Melhoria ITR Soluções em Transportes............................................14

Qual a importância dos 6 sigmas para o desenvolvimento da Qualidade

Total nas empresas?........................................................................................15

Perguntas.........................................................................................................16

  1. Onde estão as dificuldades da empresa?
  2. Qual é o prejuízo tomado com os atrasos de cada mês?
  3. Qual a solução de cada causa de atraso?
  4. Como solucionar a questão do atraso?
  5. Como obter excelência na qualidade dos serviços através das ferramentas?
  6. Quais os procedimentos e ideias para excelência na qualidade?

Conclusão........................................................................................................17

Bibliografia.......................................................................................................18

A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente a globalização

Qualquer empresa que deseja encontrar soluções aos seus problemas e quer se manter bem no mercado, o principal é o planejamento.

O planejamento não só influência as decisões dentro da organização como também não pode ser definido sem levar em conta as influências externas, ou seja, o planejamento depende de inúmeras variáveis que o influenciam assim como é capaz de influenciá-las.

O diagnóstico estratégico deve anteceder o planejamento, assim como o planejamento deve anteceder a escolha da estratégia. O diagnóstico estratégico deve ser realizado em 4 etapas básicas e que precisam ser cumpridas na sequência proposta:

1. Identificação da visão: É nesta etapa em que precisamos levar em conta os desejos do topo do triângulo, ou seja, da parte mais alta do organograma da empresa ITR, bem como de seus acionistas para tais aspirações sirvam de base para delinear o planejamento.

2. Identificação dos valores: É exatamente neste momento do processo em que os valores que sustentam o modelo de gestão da organização precisam se identificados. Depois de identificá-los considero relevante uma discussão acerca dos mesmos para o adequado desenvolvimento e operacionalização do planejamento haja vista que os valores englobam muitos aspectos e possuem substancial complexidade.

3. Análise externa: Essa é a etapa em que sondamos o ambiente a fim de identificar as possíveis oportunidades e ameaças disponíveis no campo de atuação.

4. Análise interna: Nessa etapa a empresa ITR deve olhar para si própria, ou seja, deve identificar com clareza seus pontos fortes cada vez mais fortes e dos fracos cada vez mais fracos.

O planejamento deve ser: Eficiente, eficaz e efetivo.

Ou seja, ele precisa ser moldado da maneira que permita o alcance daquilo que se propõe, além de ter que ser revisado de tempos em tempos e de manter certa

constância.

Ressaltando que não é só a implantação de um sistema de gestão da qualidade e um processo de certificação ou re-certificação precisa ser planejado. Tudo aquilo que fazemos na área da qualidade ou em qualquer outra precisa ser bem planejada para que as estratégias escolhidas sejam aquelas que façam com que cheguemos ande nossos clientes querem e nós mesmos gostaríamos de chegar.

Além disso, convêm destacar que as melhores estratégias são aquelas que permitem que alcancemos as metas estabelecidas no menos prazo de tempo e com a melhor concentração de esforços. Isso não significa que devemos escolher o caminho mais curto, pois nem sempre este é o caminho que permite o alcance de nosso objetivo no menos tempo e com melhor otimização de recursos.

Kaizen significa melhoria contínua, ou seja, a necessidade de mudar para melhor a cada dia, ampliando assim os níveis de qualidade de tudo aquilo que fazemos.

Apresentar as justificativas para que as equipes se envolvam com a qualidade de forma organizada, sistemática e permanente, essa é a importância da melhoria contínua na empresa.

 Just in time tem por objetivo a melhoria contínua do processo produtivo, eliminando assim desperdícios. É dada ênfase na redução dos tempos do processo, como forma de conseguir flexibilidade, visto que os tempos consumidos com atividades que não acrescentam valor ao produto devem ser eliminados, enquanto os tempos consumidos com atividades que geram valor ao produto devem ser utilizados de forma a maximizar a qualidade dos produtos produzidos. As vantagens do sistema de gestão Just in Time podem ser mostradas através da análise da sua contribuição nos principais critérios competitivos. Dados os custos dos equipamentos, materiais e mão de obra, o Just in Time procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. O Just in Time evita que os defeitos fluam ao longo do processo produtivo. O único nível aceitável de defeitos é zero, motivando a procura das causas dos problemas e das soluções que eliminem essas mesmas causas. O sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com