TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Som livre

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Como você analisa a estratégia de diversificação adotada no final da década de 1990? Por que, embora seja uma estratégia funcional em muitas organizações, a Som Livre não obteve êxito?


Esta estratégia de diversificação afetou principalmente o tamanho do risco de insucesso que a empresa passaria a correr, pelo aumento do número anual de lançamentos, passando de 80 para 180 lançamentos por ano. Por conta disso, a empresa deixou de lançar álbuns que seriam considerados sucessos garantidos. Outro fator é que com o aumento do portfólio, a empresa deixou se distanciar da Rede Globo, principal meio de divulgação, já que precisava gerar mídia em outros locais para conseguir financiar seus novos projetos.

Além disso, a empresa aumentou seu escopo com o lançamento de três novos braços, sendo eles: Som Livre Portugal (mesmo modelo brasileiro, em parceria com uma emissora de TV local); SomLivre.com (modelo de negócios digitais da empresa); e a Zende (empresa de logística que deveria dar suporte à SomLivre.com. Essas empresas acabaram não gerando o resultado esperado e acabaram levando a Som Livre para um caminho incerto.

2 - Quais elementos do macroambiente de negócios afetaram diretamente o negócio da Som Livre? De que forma?

Diversificação do negócio, mudança do mercado consumidor, perda de fornecedor.                                                                                                                                                               O apoio para lançamento de novos artistas oferecido pela mídia contribuía muito para a divulgação e vendas dos novos CD’s, sem ela o processo tornou-se mais difícil, além disso, a Som Livre foi influenciada pelo desenvolvimento da tecnologia que permitia compartilhar arquivos entre pessoas na rede chamado P2P, o BitTorren que permitia o compartilhamento de arquivos por várias pessoas e de forma mais rápida, além do uso dos softwares Napter e Kazzaa.

As pessoas têm acesso as músicas sem “custo algum”, os artistas passam a ter lucro somente nos shows e as gravadoras não tem participação nestes lucros.

Com a falta de apoio da mídia e a evolução das tecnologias, a venda de CD’s teve uma queda brusca.

3. Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangíveis na busca por vantagem competitiva.

É uma forma de chamar a atenção e conquistar novos clientes.                      São a forma de diferenciação oferecidos pela Som Livre que estavam no conteúdo exclusivo oferecido pela parceria com a rede Globo, porque as empresas produtoras e difusoras de mídia lidavam com o mesmo tipo de produto, ou seja, a música.

Com a disseminação do conteúdo digital, ficou difícil de manter o sucesso de décadas.

4. Como a Som Livre deve trabalhar as características de serviços em seu novo portfólio de negócio?

Buscar sempre maior ocupação, maior presença nos shows para maximizar as receitas, manter o mesmo padrão de qualidade para agradar seus clientes, além de buscar vender produtos relacionados aos seus eventos nos shows, como, CD’s, DVD’s, canecas, camisetas....

5. No papel de um consultor externo contratado pela Som Livre, discuta e crie argumentos favoráveis
e desfavoráveis com base nos questionamentos finais de Leonardo Ganem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com