TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade, Cadeia de Suprimentos, Responsabilidade Social Empresarial.

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo

O desequilíbrio imposto pela globalização exige novas configurações e habilidades organizacionais. A capacidade de interagir de forma cooperativa com outras empresas e com a sociedade é fundamental para a sobrevivência, a legitimidade e a competitividade no mercado. Nesse sentido, o presente projeto buscou mostrar a importância da gestão e a conciliação do desenvolvimento social com competitividade reforçada. Constata-se que a cadeia de valor é indissociável da sustentabilidade pela contribuição que esta pode dar à prosperidade econômica e a qualidade sócio-ambiental da sociedade. A junção entre qualidade sócio-ambientale desenvolvimento sócio-econômico por meio de uma gestão do desempenho baseada na Responsabilidade Social Empresarial tornam iniciativas empresariais um marco fundamental na Cadeia de Suprimentos.

Palavras Chave: Sustentabilidade, Cadeia de Suprimentos, Responsabilidade Social Empresarial.

Abstract

The imbalance imposed by globalization requires new settings and organizational skills. The ability to interact cooperatively with other companies and society is crucial to survival, legitimacy and market competitiveness. In this sense, this project sought to show the importance of managing and reconciling social development with improved competitiveness. It appears that the value chain is inseparable from sustainability for the contribution it can make to economic prosperity and social and environmental quality of society. The junction between socio-quality ambientale socio-economic development through a performance management based on corporate social responsibility makes business a key milestone initiatives in the supply chain.

Keywords: Sustainability, Supply Chain, Corporate Social Responsibility.


  1. Introdução

Diversos reflexos estão sendo sentidos em vários segmentos industriais que vão desde o aumento da competitividade, o acesso a novas tecnologias gerenciais até a mudança comportamental do mercado consumidor, que se mostra cada vez mais exigente e informada (CHING, 1999, p. ).

As novas características do mercado fazem com que as empresas passem a buscar particularidades que diferenciem os seus produtos dos concorrentes, de modo a criar maior valor percebido a seus clientes (MILAGRES et al, 1999, p. ).

Então designa a ideia de que a performance de uma empresa deve ser medida baseando-se na sua contribuição para a qualidade ambiental e capital social.

Mostrar a sustentabilidade como um novo desafio na cadeia de suprimentos, o Triple Bottom Line, é uma ferramenta usada como uma alternativa de medida e de elaboração de relatórios sobre o desempenho da empresa, confrontando-a com os parâmetros econômicos, sociais e ambientais. De um modo mais abrangente, o termo é utilizado para definir o conjunto de valores, assuntos e processos que as empresas devem ter. Tem como objetivo a redução dos danos resultantes das atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental. Este procedimento demonstra transparência no propósito da empresa e considera as necessidades de todos os stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, parceiros de negócios, governos, comunidade local e o público). Tonar-se mais competitivo no mundo globalizado, ampliar o portfólio de soluções, inovar para manter ou buscar a liderança, são motivos que levam as empresas a rever seus modelos de negócios.  

2. OBJETIVOS

  1.  Objetivo Geral

Identificar os desafios empresariais no projeto de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, e assim reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental.

  1.  Objetivo Específico

Os objetivos específicos da presente pesquisa são:

  •  Demonstrar o potencial da sustentabilidade como fator estratégico essencial para a obtenção e manutenção da vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais globalizado.
  •  Apresentar a ferramenta Triple Bottom Line que pode auxiliar  empresas na avaliação de resultados, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais..

3. JUSTIFICATIVA

Nos dias de hoje estamos vivenciando grandes desafios ambientais, como mudança climática, problemática do lixo, entre outros, assim colocando em risco a capacidade de sobrevivência do planeta terra. Nos próximos tempos estas condições de risco fazem com que gradualmente a minimização de resíduos, a prevenção à poluição e a reciclagem devam se tornar atitudes inerentes às atividades industriais e sociais (ALMEIDA, 2006, p. 2).

Da extração da matéria prima ao descarte detectam-se procedimentos de alto impacto não só na natureza, mas também sobre a saúde humana (ALMEIDA, 2006, p.2).

O foco na cadeia de suprimentos está associado à importância estratégica que está dentro do modelo da economia de mercado, que por sua vez, sustenta o vigente crescimento econômico.

A sustentabilidade é um novo desafio na Cadeia de Suprimentos, e dessa forma, o Triple Bottom Line, é usado como uma alternativa de medida e de elaboração de relatórios sobre o desempenho da empresa, confrontando-a com os parâmetros econômicos, sociais e ambientais.

De um modo mais abrangente, o termo é utilizado para definir o conjunto de valores, assuntos e processos que as empresas devem ter. Possui o objetivo de reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental. Este procedimento demonstra transparência no propósito da empresa e considera as necessidades de todos os stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, parceiros de negócios, governos, comunidade local e o público). Tornar-se mais competitivo no mundo globalizado, ampliar o portfólio de soluções, inovar para manter ou buscar a liderança, são motivos que levam as empresas a rever seus modelos de negócios.

Na pesquisa do guia Exame de boa cidadania corporativa (2005), 51% das empresas afirmaram incluir critérios específicos de Responsabilidade Social na seleção e avaliação de fornecedores.

Muitos setores de atividades econômicas estão buscando produzir estratégicas de desenvolvimento sustentável e, para isto, devem investir na capacidade das suas empresas para se integrarem a uma nova forma de administração.

Neste sentido, as empresas devem ser agentes na cadeia de suprimento cuja competitividade depende do seu desempenho e de todas as demais empresas envolvidas nas etapas necessárias para o fornecimento de um determinado produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com