TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade e tecnologias

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O cenário atual na construção civil é de alto crescimento, e vem ganhando novos conceitos com relação á responsabilidade ambiental. Com uma grande preocupação à preservação do meio ambiente, hoje em dia investir em medidas voltadas para sustentabilidade traz ganho para as empresas que investem em práticas sustentáveis.

Sr. Manoel como gerente de negócios da empresa L&Construção, após participar de palestras realizadas em uma feira de negócios de construção civil, percebeu que se é necessário repensar as práticas adotadas pela Empresa L&Construção,que estando diante de um cenário competitivo da construção civil, em um momento onde à procura se tornou maior, ainda se encontra com métodos arcaicos de trabalho, na relação meio ambiente, com o intuito de desenvolver projetos para estar em conformidade ao que se diz respeito ao meio ambiente, na redução da geração de resíduos, reuniu com colaboradores de sua equipe e propôs elaborar um programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, onde será apresenta aos proprietários da empresa, demonstrando que se a empresa adotar as práticas sugeridas no projeto, a empresa L&Construção terá ganhos em termos de lucratividade, valorização da marca, respeito as pessoas e conservação do planeta.

Preocupados em atender as demandas da sociedade na qual está inserida, a construtora, sabendo que para alcançar o desenvolvimento sustentável, serão necessárias mudanças fundamentais na empresa, na forma de pensar e no modo de viver, produzir e consumir, com visão na dimensão ambiental, tecnológica e econômica, social, cultural e de políticas internas e externas, para a valorização da marca da empresa e o aumento de lucros e competitividade.

2

DESENVOLVIMENTO

1- Diagnostico do impacto da construção Civil no meio ambiente:

Desde algumas décadas, que as empresas buscavam atingir seus lucros sem se preocuparem com o dano que causariam a sociedade e ao meio ambiente, da década de 80, para o presente momento e para o futuro esse pensamento está mudando, uma vez que as empresas passaram a perceber a importância de se tornarem ecologicamente corretas, agregando assim valor aos seus produtos, garantindo uma imagem positiva na sociedade e mantendo uma vantagem competitiva com relação aos seu concorrentes.

Hoje o conceito sobre a implantação do desenvolvimento sustentável nas empresas é de puro bom senso, entretanto para se alcançar o desenvolvimento sustentável, são necessárias mudanças fundamentais, entre todas as atividades produtivas.

A construção civil é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de água e energias, sendo uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais, gerando assim consideráveis impactos a natureza. O setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados: como a fabricação do cimento, o transporte de matérias, as alterações por terraplanagem, a formação de lagos por barragens. São reflexos que causam danos ambiental, econômico e até mesmo social. Estão ligados na geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, que afetam o meio ambiente, a qualidade de vida do ambiente onde estão sendo executadas as obras relacionadas, podendo influenciar no ecossistema provocando alterações drásticas, tais como cortes na vegetação, inundações de grandes áreas, impermeabilização do solo, extinção além de que essas obras em suas fases de execução geram muitos ruídos e resíduos.

3

No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. Objetivo desse estudo na Empresa L&Construção, é de identificar e definir no setor da construção civil os mecanismos de controle e gestão de impacto produtivo na sustentabilidade corporativa e no meio ambiente externo a partir da matriz produtiva mais limpa.

2- Sugestões de ações voltadas para a Sustentabilidade Econômica da Empresa L&Construção:

O conceito mais amplo de sustentabilidade não está voltado somente para as questões de ganhos econômicos, onde as empresas buscam somente obter lucros, pois para se ter todo esse resultado deve se incluir também os ganhos ambientas e sociais. Tendo a empresa como parte integrante de seu plano de negócio a inclusão de metas administrativas compatíveis com o desenvolvimento, sustentável dela mesma e da sociedade.

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos, concentrando-se em oportunidades de negócios que permite a empresa torna-se mais responsável do ponto de vista ambiental e mais lucrativa. Incentivando a inovação e por conseguir o seu crescimento e a competividade. Levando-se em conta que o desenvolvimento sustentável é um processo participativo que integra a sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e sendo elas coletivas ou individuais, tendo um alcance regular para investimentos público ou privado, observando não somente a lucratividade da empresa, mas levando-se em conta os aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresa, governo e população.

4

A empresa L&Construção apresenta algumas propostas voltadas para sustentabilidade Econômica adotando os seguintes objetivos:

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo Ação Resultados Esperados

1-Planejamento Econômico

A. Melhorar a gestão dos colaboradores;

Obter vantagens competitivas.

B. Implantação de novas tecnologias; Foco na melhoria dos resultados.

C. Seleção cuidadosa de fornecedores; Alcançar resultado na qualidade e nos custos, de investimento e retorno.

2-Padronização da Qualidade A.Aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com