TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia e tecnologia atrelados a sustentabilidade

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência e tecnologia atrelados a sustentabilidade.

A união da ciência com a tecnologia, vem trazendo muitos avanços no conhecimento do homem, coisas que antes eram desconhecidas, ou inimagináveis, com o avanço da ciência se pode mudar isso, e a tecnologia veio de tal forma para auxiliar nesse caminho. Com o avanço dessas áreas se pode ter progressos inacreditáveis, tanto na parte industrial, que com a tecnologia se teve verdadeiras revoluções, a ciência sem sombra da duvidas revolucionou a área da saúde com grandes descobertas, podendo aumentar até nossas expectativas de vida, com descobertas das curas de doenças e muitos outros avanços incríveis.

Com tantas mudanças para a melhoria de vida do homem, é compreensível a vontade deste em sair do campo onde esses desenvolvimentos não são tão acessíveis com destino a grandes metrópoles, com isso a tendência da população urbana é crescer a tal ponto que se torne insustentável a qualidade de vida dessas pessoas. Com o passar do tempo só se percebe que as prioridades vem mudando, que o consumo descontrolado vem tomando frente, alimento deixou de ser a única necessidade do homem há muito tempo.

Segundo o site Planeta Sustentável “A Pegada Ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos, em comparação com a capacidade do planeta de absorver esses resíduos e gerar novos recursos denominada de biocapacidade”. Ou seja, a pegada ecológica é o impacto, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas, tanto no comércio, quanto indústria, agricultura, mas principalmente o consumo exorbitante das pessoas, no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de um país, mais danos causados no meio ambiente. A biocapacidade deste de absorver os resíduos gerados produzir novos recursos naturais úteis é limitado.

Territórios grandes como o brasil por exemplo, tem maiores facilidades em manter sua biocapacidade dentro dos parâmetros, porém com o pensamento de consumo que tem-se hoje, nem esses grandes territórios se sustentaram por muito mais tempo. Países desenvolvidos e super consumidores como os EUA já extrapolaram sua capacidade de produzir recursos úteis comparado ao nível de resíduos gerado.  A diferença econômica entre os países é sem dúvida um fator sobre a pegada ecológica, porém vê-se que níveis de exportação de países subdesenvolvidos com recursos naturais, aumenta, pois a procura por esses recursos é intensa.

O modelo de consumo atual certamente não é nada suportável ao planeta, um determinante nesse sentido é a falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter consequências catastróficas, a natureza ocasionalmente deixa isso claro em desastres naturais, por exemplo. A conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos é primordial para que se tenha o mínimo de qualidade de vida nas próximas décadas.

Ao que se pode pensar a ciência e a tecnologia tem avançado em muitas áreas, no entanto não abrangendo todos os setores, uma maneira de tornar o planeta mais sustentável ainda é um desafio. Até o momento são muitas as contradições entre todo os acumulo de conhecimento, e as possibilidade que este apresenta de desenvolver soluções para elevar as condições de vida e saúde, entretanto a falta de investimentos e interesse para que isto se cumpra é um grande obstáculo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com