TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASILÍA       (CEAD-UNB)

CURSO DE EXTENSÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MODULO 4

“Lixo Orgânico X Lixo Reciclável: Uma separação necessária para melhorar a vida da comunidade do São João do Cabrito – Salvador-Ba”

Equipe D:

GERFFESON SILVA DOS SANTOS

GESS SHIRLON COELHO SALES

IZÔLDA MARIA CAMPOS DE SOUZA

IRENE MARCHESINI FILHA

JACKSON CARLOS SOUZA DOS SANTOS

JOSEVALDO BARBOSA FERREIRA

JOÃO MENDES GOMES JÚNIOR

TUTORA: ÂNGELA MARIA MORAIS DANTAS

Salvador

2013

                                       

RESUMO

Este projeto apresenta um estudo sobre a importância da coleta seletiva nas ruas da comunidade de São João do Cabrito – Salvador – Ba. Objetiva oportunizar aos moradores informações sobre a maneira adequada de separar o lixo orgânico do reciclável. A pesquisa de campo tem a missão de observar, fotografar, ou filmar a forma como moradores armazenam o lixo produzido e também a aplicação de um questionário a respeito do conhecimento sobre reciclagem e das consequências da disposição inadequada dos resíduos sólidos. Uma das formas de combater essa problemática estaria na implantação da coleta seletiva que contemplará além da limpeza do ambiente, o engajamento da comunidade no que também diz respeito às questões de saúde e resgate da cidadania.

Palavras – chaves: Coleta seletiva, Resíduos Sólidos, Informação, Comunidade.

1 – Descrição

O público alvo são os alunos do ensino médio que irão desenvolver atividades de informação e conscientização junto à comunidade sobre coleta seletiva de resíduos. A escolha se deve ao perfil de maturidade que esses alunos apresentam em relação ao ensino fundamental.

  • Cronograma

O projeto será desenvolvido em 8 aulas com participação dos alunos, moradores, comunidade escolar, professores de Química, Física, Biologia e Artes.

MÊS

Atividade

1ª Semana

2ª Semana

3ª Semana

4ª Semana

1. Sensibilização através da exibição do vídeo “Ilha das Flores”. Socialização das ações do projeto e a solicitação da produção do DVD.

X

 

 

 

2. Exibição do vídeo risco das pilhas e metais pesados – Blog Pense Verde.

X

 

 

 

3. Debate sobre os temas pesquisados em todas as áreas. Exibição do vídeo “Compostagem Caseira”

 

X

 

 

4. Pesquisa de campo com aplicação de fichas de pesquisa e as ações de filmagem ou fotografia do descarte e do lixo.

 

X

 

 

5. Análise das fichas de pesquisa e das imagens sobre o lixo. Realização de aula experimental sobre compostagem caseira.

 

 

X

 

6. Entrega do DVD para os moradores e comunidade escolar.

 

 

X

 

7. Exibição do documentário lixo extraordinário.

 

 

 

X

8. Exposição de artesanatos e utensílios com materiais que seriam se descartados.

 

 

 

X

2 - Justificativa

É preocupante em todo o mundo a questão da geração e o destino de resíduos. Em Salvador a situação não é diferente, percebemos as ruas tomadas por lixo dos mais diversos tipos, mesmo havendo o serviço de coleta de lixo pela prefeitura municipal que nem sempre abrange todos os pontos da cidade, e poucas são as localidades que dispõem de coletores específicos para os diferentes resíduos. É importante que os moradores das ruas do São João do Cabrito (localidade piloto do estudo) e alunos do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis tenham conhecimento sobre a forma adequada de separar e reciclar o lixo para reduzir os prejuízos que o lixão existente nesta região provoca. Em virtude desse quadro, de falta de consciência e conhecimento sobre os riscos que poderão ser causados à saúde e ao ambiente da comunidade é que este projeto surge, a fim de propiciar, aos moradores e a comunidade escolar, meios que possibilitem informação e despertar a reflexão crítica a cerca dos problemas ambientais, sociais e políticos relacionados à temática em questão incentivado-os a tonarem-se agentes multiplicadores. Com essa iniciativa os alunos terão a oportunidade de trabalhar esse tema em diversas áreas da grade curricular além de realizarem atitudes de cidadãos em suas escolas e na comunidade.

3 – Fundamentação

3.1 – Fundamentação Teórica

3.1.1 – Definição de Resíduos Sólidos

 No Brasil o lixo é denominado de resíduos sólido, segundo a norma NBR 10.004 na qual a definição adotada é a de “Resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam da comunidade e origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial e de serviços de variação” (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1996).

A reciclagem pode ser definida como atividade na qual materiais que seriam descartados como lixo, ou já neste estado, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, feita anteriormente apenas com a matéria-prima virgem. Dos benefícios observados com a adoção da reciclagem, temos: preservação dos recursos naturais economia de energia, diminuição da poluição do ar e da água, empregos, diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado e aumento da vida útil dos aterros sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com