TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese capítulo 7 estrutura física das organizações jo hatch

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese - Capítulo 7: A estrutura física das organizações

Introdução: O interesse na estrutura física das organizações

O interesse dos teóricos organizacionais em estudar e compreender de forma profunda e objetiva a estrutura física das organizações é influenciado pelos trabalhos em Hawthorne de Elton Mayo, realizados na Western Eletric entre os anos 1920 e 1930. Os pesquisadores naquela ocasião realizaram uma série de estudos e experimentos envolvidos principalmente sobre a relação de como trabalhadores daquela empresa reagiriam a mudanças no ambiente físico de trabalho, principalmente qual seria o efeito na produção dos mesmos.

Assim, os estudos concluíram que as influências sociais se mostraram mais importantes do que as físicas propriamente ditas, assim os estudos de Hawthorne passaram a não focar mais a estrutura física, e sim a questão social como fator principal. O desinteresse dos teóricos organizacionais permaneceu até 1970-1980, mesmo com o influente sociólogo americano George Homans ter apontado em 1950 que os resultados em Hawthorne foram influenciados sim por alterações no ambiente físico, estrutura física no local de trabalho.

Controle do espaço e tempo

Jeffrey Pfeffer, um teórico de organizações americanas e um dos principais nomes da perspectiva moderna, afirmou que os seres humanos têm o seu comportamento moldado pelas estruturas físicas que eles ocupam. Quando se é observado de uma perspectiva estritamente moderna, é possível perceber que a estrutura física realmente capacita e constrange o comportamento humano. Diante disso é imprescindível que sejam abordados seus componentes mais importantes, sendo eles: geografia organizacional, layout, paisagens, características arquitetônicas e de decoração.

A geografia da organização contém todos os lugares onde a organização conduz seus negócios, incluindo não somente as instalações principais de propriedade ou operados de forma direta, mas também locais em que exerce atividades, como instalações de parceiros, clientes, fornecedores, stakeholders, etc.

A logística é outro fator importante, principalmente para organizações que lidam com materiais físicos e produtos. A localização privilegiada, próxima a partes interessadas influentes como clientes, agências, instituições financeiras, ou qualquer outro fator relevante envolvido nas atividades da organização, oferece vantagens em relação à gerenciar suas necessidades. Da mesma forma é importante considerar as características geográficas do ambiente em que a organização está inserida, visto que as mesmas podem afetar a imagem corporativa e até a reputação.

O layout se refere à disposição física dos objetos na organização, como mobília, equipamentos, funcionários, etc. Os layouts tem estilos variados, e podem ser no estilo universitário como o Googleplex nos Estados Unidos até layouts da linha de montagem, totalmente padrões e automatizados. Layout tem o efeito da proximidade das pessoas dentro da organização, mas depende de qual estilo for adotado, pois ele pode distanciar também. Os escritórios podem tomar a partir disso tanto a configuração de abertos, ou fechados, visto que os abertos tem paredes, não possuem portas, entre outros, são acessíveis, e os fechados ao contrário, restringem a visibilidade e são adeptos pela privacidade e controle do espaço.

Identidade

De acordo com a percepção modernista a aparência da organização se concentra nas influências da identidade organizacional, imagem e reputação, visto que a estrutura física nesse aspecto passa a ser uma forma de expressar a identidade organizacional. Wolff Olins promove a arquitetura como uma forma de comunicação corporativa, sugerindo que mensagens específicas podem ser comunicadas através da arquitetura do edifício, através do processo de simbolização, porém sendo necessário considerar que em algumas culturas diferentes interpretações vigoram. Características arquitetônicas podem influenciar em impressões de credibilidade organizacional, estratégia e identidade corporativa.

Locais de trabalho compartilhados definem limites físicos que se tornam simbolicamente associados com as pessoas que ali “ habitam”. Quando as organizações se dividem em setores (contábil, marketing,etc) os ocupantes tendem a se tornar territoriais sobre seu espaço, defendendo e protegendo-o. Esse processo está associado segundo JD Wineman com a forte identidade de grupos nas organizações, e ocorre com sinais no jeito de decorar, expressões visuais de propriedade, de inclusão ou exclusão, etc.

A personalização do local de trabalho é outro fator a ser observado, visto que não sendo proibido muitos funcionários exibem objetos e artefatos pessoais em seus locais de ofício, visto que segundo alguns modernistas isso indica esforços para recuperar o poder perdido de sua identidade, retirado de certa forma pelas organizações.

Organização

A estrutura física se relaciona com a teoria das organizações primeiramente na questão do condicionamento simbólico, que pode ser compreendido através de um exemplo: pessoa que trabalha em casa de terno e gravata para “poder focar e não ser perturbado pela família” , as vestimentas o condicionam simbolicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com