TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA 4 - GOVERNANÇA

Por:   •  31/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

 Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

 Curso de Especialização em Gestão Pública – Modalidade à Distância

Polo de Olho D'água das Flores - Turma G

TAREFA 04  – GO

Professores: Anderson Dantas e Luiz correia

Maceió

2014

Síntese dos vídeos propostos:

Vídeo 1 - Gestão do dia a dia dos processos: O vídeo mostra de maneira suscinta o funcionamento da gestão orienada por processos no dia a dia de uma empresa. Apresenta os principais problemas encontrados encontrados no ambiente organizacioanl, que são: Resistencia ao controle; Falta de informações estruturadas e as Relaçoes distorcidas de poder. O vídeo aponta, ainda, a relevancia da Monitoração do desempenho por meio de um  boletim do processo, no qual devem constar, por exemplo, as açoes corretivas, as melhorias contínuas e as demandas de por novos projetos. Enfim, o presente vídeo mostro-se muito didádito e de fácil compreensão, sendo, portanto, uma excelente introdução simplificada ao tema Gestão por Processos.

Vídeo 2 - Gestão brasileira é elogiada, mas pode crescer mais: o vídeo apresenta os aspectos mais relevantes da Gestão brasileira, mencioando, inclusive,  a importancia que a abertura dos portos e o fim do tabelamento de preços (década de 90) teve para o desenvolvimento da gestão brasileira, haja vista que estas duas mudanças geraram um impacto excepcional no modo de gerenciamento no país, levando os empresários a buscar inovações e melhorias para conseguir sobreviver aos novos tempos. O vídeo, no geral, trata dos aspectos positivos da gestão tipicamente brasileira, aponta algumas das nossas referências internacionais e ressalta a melhoria contínua  do Brasil no tocante ao tema Gestão.

Respostas às questões propostas:

1. Como as pessoas podem ser integradas aos processos dentro de uma organização pública?

Como qualquer processo corporativo, a integração deve ter o suporte da alta direção. Quando se integra um profissional a um processo, a empresa deve mostrar o valor que ele tem para o contexto do negócio. Ou seja, ele não está ali apenas para preencher uma vaga, mas sim para agregar valor, fazer o diferencial na sua nova função e por isso, é fundamental que ele sinta-se parte integrante do universo vivo que forma a organização. Outro aspecto importante no processo de integração é  a comunicação, e nesse sentido não é possível deixar de mencionar um personagem importante nesse contexto: a liderança. O líder deve se fazer presente e atuante. Torna-se necessário que a liderança abra espaço e apresente aos funcionários as diretrizes do processo, motivando e incentivando-os a acreditar na melhoria e na agragação de valor que o processo poderá alcançar. A atitude do Líder ajudará a deixar o clima mais agradável, com isso, ele conseguirá introduzir o projeto/processo ao ambiente organizacional de maneira estratégica. Com o passar do tempo, todos os integrantes conhecerão aprofundadamente todas as diretrizes, os valores e a missão primordial da organização, quando isto aconteçe, ten-se uma cultura organizacional sólida, e, podemos dizer que a equipe está madura o suficiente para entender e executar o processo de maneira eficaz, buscando sempre a melhoria contínua.

2. Quais os principais erros de gestão apontados no vídeo “Onde erram as empresas”?

O vídeo aponta para tres erros graves, são eles:

  1. Erros no estabelecimento de Metas: segundo o entrevistado, as empresas erram quando  sonham pequeno,  ou seja, estabelecem metas pequenas. O aprendizado é arduo e longo, por isso, se faz necessário estabelecer metas altas, relevantes e, a apartir disso, motivar a equipe e criar mecanismos que façam com que as metas estabelecidas se tornem realidade.
  2. Erro no Planejamento: As empresas costumam saltar estágios importantes do planejamento, como a análise da fonte do problema. Com isso, tomam decisoes imediatistas que em quase 95% das vezes não resolve o problema por completo. O planejamento deve ser feito cautelosamente, analizando-se profundamente o processo em questão.
  3. Fahas na Execução: Segundo o entrevistado, nesse ponto residem os maiores e mais visíveis problemas. Tendo em vista a tendência queo ser humano possui de deixar os afazeres sempre pra depois, ele explica que nas empresas isso não é diferente. Não é por acaso que diversas empresas contratam consultores externos, os quais elaboram planos demelhoria que muitas vezes não são implementadas na empresa consultada, ou por falta de conhecimento ou por displicencia. Por isso, o controle das ações é importante, se não houver controle as coisas simplesmente não acontecem.

Outros erros que podem ser apontados, são os seguintes:

- Fazer sem planejar;

- Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;

- Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;

- Fazer e não checar;

3. Verifique no material da semana 04 as ferramentas de gestão de processos discutidas e relacione como cada uma delas pode auxiliar o gestor público no alcance da melhoria organizacional (abordar, individualmente, cada ferramenta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com