TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXA SELIC

Por:   •  14/5/2015  •  Dissertação  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

TAXA SELIC

A Taxa Selic é conhecida como a taxa básica de juros da economia. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais, definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

Ela serve para definir o piso dos juros no nosso país. É dessa taxa que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações feitas pelos clientes. Essa taxa também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos. Lembrando que a Taxa Selic não é a usada para empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e empresas.

É uma ferramenta de grande importância usada pelo Banco Central para controlar a inflação do pais. Quando ela está alta, favorece a queda da inflação, assimdesestimula o consumidor final, porque os juros cobrados estarão mais altos. Vendo por outro lado, quando está baixa, favorece o consumidor, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, pois os juros cobrados ficam menores, quando está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso acontece, porque muitos investidores externos fazem aplicações no Brasil através dos juros, assim, circulando mais dólares na economia Brasileira, esta moeda se desvaloriza, enquanto o real ganha força. 

Como a alta da Selic deixa os financiamentos mais caros e aumenta os juros dos cartões de crédito, fica mais caro comprar parcelado. Mascom essa taxa em alta, desestimula o consumo das pessoas, reduzindo as vendas de mercadorias e serviços. Assim prejudicando também as empresas brasileiras e seus consumidores.

Por outro lado, quanto mais alta, maior é o rendimento da poupança, pois essa taxa é usada na definição deste tipo de aplicação financeira. A poupança, pelas regras atuais, garante rendimento de 70% da Taxa Selic mais a TR.

No dia 29/05/2013 o COPOM aumentou a Taxa Selic em 0,5%, chegando a 9% ao ano. De acordo com economistas, a alta está relacionada com os esforços do Banco Central em reduzir e controlar a inflação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com