TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM Projeto Integrador

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

N2PCPBF

NOIRE SÁVIO MAIA – RA 227242014

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Relatório Final

                             

Guarulhos

                                                           2015


ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

  NOIRE SÁVIO MAIA

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Relatório Final

Trabalho de Conclusão de Módulo Básico da Faculdade Eniac, apresentado à disciplina de Projeto Planejamento de Controle de Pessoal.

Prof. Rogério Pimentel de Carvalho

Guarulhos

2015

               

Sumário

INTRODUÇÃO        

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS        

CLIMA ORGANIZACIONAL        

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL        

ENDOMARKETING        

MAPA DE RISCO        

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O conteúdo deste relatório sintetiza o que foi proposto pelo ENIAC para apresentação em duas bancas do Projeto Integrador. Como fonte principal de pesquisa a empresa Ashtar Brindes. A proposta da pesquisa foi analizar além de missão, visão, valores e competências organizacionais, todo processo que envolve folha de pagamento seus encargos, controles gerenciais, jornada de trabalho, encargos trabalhistas, convenção coletiva e  politicas de demissão mostra o quanto este processo é  complexo e importante para ambas as partes: empregador e empregado (proposta apresentada na 1ª banca).

Constituiu também a pesquisa de clima organizacional, as ações de endomarketing, os mapas de risco da empresa pesquisada e higiene e segurança do trabalho (proposto na 2ª banca). Os temas aqui abordados serão brevemente resumidos sem perder sua essência considerando o ponto de vista de um dos autores do projeto.

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Competências organizacionais são aquelas que define o que a empresa é capaz de fazer de modo superior a concorrência , cada empresa é capaz de identificar , reunir e fortalecer suas competências para poder competir com sucesso.

CLIMA ORGANIZACIONAL

O termo “Clima Organizacional” faz referência aos aspectos internos da organização que conduz às várias espécies de motivação nos seus participantes, bem como é considerado parte da qualidade no ambiente de trabalho. O clima organizacional depende da estrutura da organização, da cultura, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, da escolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe, etc., podendo inclusive afetar o comportamento e o desempenho da organização. O Clima Organizacional em geral é medido através de questionários de pesquisa que avaliam a percepção dos servidores, considerando diversas dimensões.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

A pesquisa de clima organizacional é um processo adequado e importante para avaliar diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação do trabalhador em relação à organização. O estudo do clima organizacional é importante porque facilita o entendimento de como a organização e sua administração influenciam a motivação e o desempenho das pessoas permitindo uma ampla análise, tanto interna, quanto externa, que possibilita o acompanhamento e o monitoramento da satisfação e do comprometimento dos colaboradores com a empresa.

ENDOMARKETING

Atualmente tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade e a importância de se trabalhar o endomarketing dentro da empresa, pois essa ferramenta melhora a qualidade da comunicação interna, que consequentemente motiva os funcionários, refletindo assim no desenvolvimento de suas atribuições, garantindo um melhor resultado final para o seu negocio. Isto significa motivá-los de forma planejada.

MAPA DE RISCO

O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (66.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com