TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR: JUNIOR HONDA

Atibaia – São Paulo

11/2014

SUMÁRIO

Introdução 3

Desenvolvimento 4

Considerações Finais 8

Referências 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca integrar o conhecimento adquirido nas disciplinas abordadas neste bimestre, por meio do Desafio Profissional, aplicando as informações adquiridas nas disciplinas:

 Direito Empresarial;

 Responsabilidade Social e Meio Ambiente;

 Tecnologias de Gestão.

DESENVOLVIMENTO

1.

Modelo de Excelência da Gestão

 O que pode ser utilizado na INOXEL?

Modelo de Excelência em Gestão (FQN – Fundação Nacional de Qualidade)

 Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor (MEG).

 Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Podem-se aplicar as normas técnicas nos seus processos:

ISO 9000 – Gestão de qualidade;

ISO 14000 – Gestão Ambiental.

Treinamentos para colaboradores e gestores em todos os níveis, buscando assim a excelência em todos os seus processos.

2.

De acordo com o contexto, que ações referentes à sustentabilidade ambiental sua empresa sugeriria ser inseridas nas praticas da organização visando adequar o impacto ambiental de sua atividade:

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização Medidas sugeridas para adequar esse impacto

Custo/Beneficio

Exploração Mineral Desordenada e degradação do meio ambiente. Maior Planejamento no uso de suas matérias primas, assim como estudos de solo para melhor aproveitamento dos recursos. Redução do custo com matérias primas e redução do impacto ambiental e sustentabilidade de seus processos.

Alto Consumo de Energia O Uso de energia solar e/ou eólica e conscientização dos colaboradores sobre a economia de energia. Maior eficiência energética, reduzindo assim custos em médio prazo.

Alto Consumo de Água Programa de conscientização para os funcionários, comunidade e fornecedores sobre o uso sustentável de água.

Sistemas de tratamento de água. Economia com o consumo de água. Visibilidade ecologicamente correta junto à comunidade, clientes, fornecedores, agregando valor e respeito à empresa.

Redução do impacto ambiental.

3.

A organização tem planejamento para concentrar seus esforços na atividade central (core competence), terceirizando suas atividades de apoio. Desta forma, elencar quais cuidados jurídicos deverão ser levados em consideração na contratação das empresas terceiras de acordo com a lei.

Na terceirização de atividades operacionais, a empresa precisa tomar bastante cuidado inicialmente na elaboração do contrato de prestação de serviços entre a INOXEL e a empresa a prestar os serviços de mão-de-obra temporária, em um segundo momento, deve-se levar em consideração o fato de que de acordo com a súmula n. 331 do TST, que menciona que “A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador de serviços, salvo no caso de trabalho temporário”, portanto, a empresa precisa tomar esse cuidado de não ultrapassar os limítes do vínculo temporário estabelecido.

Outro fator importante é garantir por contrato, que a empresa prestadora dos serviços se responsabilize integralmente pelo pagamento de salários e encargos trabalhistas incidentes de todos os funcionários contratados para garantir a prestação dos serviços.

4.

Após um mês de trabalhos da sua consultoria dentro da organização, para que a mesma possa tomar ciência dos levantamentos realizados, bem como das sugestões estratégicas e de melhoria, haverá uma reunião com os sócios Diretores em dois dias e você deverá apresentar o conteúdo desenvolvido nos passos de 01 ao 04 aos Diretores como proposta para implantação.

Após levantamento das informações apresentadas pela empresa, sugerimos algumas medidas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com